As obras de duplicação da Reta Tabajara devem ser concluídas no primeiro semestre de 2026. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o ano passado, 18,3 quilômetros de duplicação foram entregues, e a licitação das obras remanescentes está sendo elaborada. O serviço está orçado em R$ 347 milhões.
Correspondente a um trecho da BR-304, dentro do município de Macaíba, a Reta Tabajara começou a ser duplicada em 2014. Porém, após a primeira assinatura da ordem de serviço, o projeto já chegou a ser paralisado e passou a ser alvo constante de promessas. Nos três últimos anos, o Governo Federal anunciou ao menos três datas de entrega da obra. Somente em 2024, a conclusão foi prometida duas vezes, sendo a última previsão de entrega para setembro.
De acordo com o DNIT, estão em execução dois viadutos na travessia urbana de Macaíba e a construção de três viadutos no trecho duplicado, entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN. Segundo o contrato atual, que considera a ordem de início da obra em 2016 e a previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, R$ 347 milhões em recursos federais estão sendo investidos.
*Com informações da Tribuna do Norte