A VOLTA DA PÁTRIA EDUCADORA
É notório que a ignorância de um povo reflete no seu voto. Quanto menos entendimento, mais ignorante você se torna, e isso resulta em péssimas escolhas. Por falar em péssimas escolhas, o PT, que no Governo Dilma criou a fantasiosa campanha Pátria Educadora, ao assumir a presidência em 2023 acabou com a Secretaria de Alfabetização, criada pelo Governo Bolsonaro em 2019. Mesmo com o discurso de que “a educação é prioridade”, o novo ministro de Lula extingue um órgão que apresentava avanços na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Será a volta do método Paulo Freire? No Rio Grande do Norte, onde uma estátua celebra o inventor do ensinamento freiriano, o ensino médio público potiguar tem o pior índice do Brasil, segundo dados do IDEB 2022. Emburrecer é a meta; os votos virão naturalmente.
E A VIDA RETROAGINDO
O direito à vida também está sendo descartado pelos ministros do atual governo. A nova ministra da Saúde desceu a lenha no perfil conservador da gestão da direita, simplesmente pela defesa da vida, desde a concepção. Aparecida Gonçalves quer trabalhar para descriminalizar o aborto no Brasil. “O que for possível avançar para legalizar o aborto, nós vamos avançar”, disse a ministra, que teve o direito de nascer.
VAI VENDO E SENTINDO
O tradicional Shopping de Natal, Midway Mall, anunciou que vai cobrar o estacionamento em suas dependências. Algo esperado, após a aprovação do aumento do ICMS no RN. É um efeito automático. Quem é taxado, precisa compensar cobrando mais. O Midway não será um caso isolado. Aguardem para aumentos e mais oneração no bolso.
A OPOSIÇÃO TÁ PISTOLA
Mesmo em recesso, a oposição na Câmara Federal está atuando contra o Governo Lula. Liderada pelo Deputado Federal General Girão, a bancada da direita protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pretende sustar o revogaço das políticas sobre acesso às armas e sobre novos registros de Cac’s. A medida assinada por Lula só mira na retirada do armamento de quem passa por rigoroso processo de registro e monitoramento. Nada foi apresentado para tirar armas das mãos de bandidos ou intensificação do desarmamento nos locais de atuação do crime organizado e nos territórios dominados pelo tráfico de drogas. Com o novo Congresso eleito, as pautas da direita devem prevalecer e a oposição obterá bons resultados. Isso se a bancada do STF não legislar indevidamente.