O grupo dinamarquês Vestas, fabricante de aerogeradores, estuda ampliar a atuação no Brasil, o que pode acontecer com a ampliação da fábrica já existente em Aquiraz, no Ceará, ou ainda com uma nova unidade no Rio Grande do Norte.
O investimento não foi divulgado, mas a expansão da empresa visa o potencial para implantação de novas usinas em alto-mar (offshore), que podem alcançar 700 gigawatts (GW) de capacidade, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, há o interesse do País em se tornar um dos maiores produtores do hidrogênio verde, especialmente visando a exportação.
A companhia também mira o potencial da América Latina para energias renováveis. Segundo o presidente global da empresa Henrik Andersen, aumentar a presença no Brasil faz sentido porque é parte da estratégia da empresa fabricar os equipamentos perto de onde eles serão implantados. Hoje o País está entre os três principais mercados para a companhia, e na América Latina a Vestas é responsável por 56% dos aerogeradores implantados nas usinas eólicas. “Acho que as eólicas offshore são uma oportunidade em toda a América Latina e, em particular, no Brasil”, disse.
O executivo também destacou que a empresa enxerga uma demanda contínua de capacidade todos os anos na América Latina, e que é importante uma política que garanta a implantação de 2 GW a 3 GW todos os anos, para justificar novos investimentos. “Há uma perspectiva muito positiva também de crescimento para a região, então acho que isso requer mais energia e mais energia renovável”.
Últimas
- Nossa Senhora da Apresentação: Procissão fluvial e missa na Pedra do Rosário marcaram a madrugada desta quinta-feira
- Enem dos concursos: Governo Federal adia resultado final do CNU
- Ministério alerta para fake news sobre antecipação de parcela de janeiro do Bolsa Família
- PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
- Foragido acusado de tráfico e homicídios é preso com arma e drogas no Agreste Potiguar
- Campanha + Carnatal envolve comércio da capital com promoções e sorteios em ritmo de folia
- Flávio Bolsonaro sobre 8/1: “Não tem cabimento alguém ser condenado a 17 anos em regime fechado por depredar patrimônio público”
- Destinos de praia do Rio Grande do Norte foram destaques nacionais