O grupo dinamarquês Vestas, fabricante de aerogeradores, estuda ampliar a atuação no Brasil, o que pode acontecer com a ampliação da fábrica já existente em Aquiraz, no Ceará, ou ainda com uma nova unidade no Rio Grande do Norte.
O investimento não foi divulgado, mas a expansão da empresa visa o potencial para implantação de novas usinas em alto-mar (offshore), que podem alcançar 700 gigawatts (GW) de capacidade, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, há o interesse do País em se tornar um dos maiores produtores do hidrogênio verde, especialmente visando a exportação.
A companhia também mira o potencial da América Latina para energias renováveis. Segundo o presidente global da empresa Henrik Andersen, aumentar a presença no Brasil faz sentido porque é parte da estratégia da empresa fabricar os equipamentos perto de onde eles serão implantados. Hoje o País está entre os três principais mercados para a companhia, e na América Latina a Vestas é responsável por 56% dos aerogeradores implantados nas usinas eólicas. “Acho que as eólicas offshore são uma oportunidade em toda a América Latina e, em particular, no Brasil”, disse.
O executivo também destacou que a empresa enxerga uma demanda contínua de capacidade todos os anos na América Latina, e que é importante uma política que garanta a implantação de 2 GW a 3 GW todos os anos, para justificar novos investimentos. “Há uma perspectiva muito positiva também de crescimento para a região, então acho que isso requer mais energia e mais energia renovável”.
Últimas
- Sorvete no coco é a nova sensação da praia de Ponta Negra.
- MP pede audiência urgente na Justiça sobre falta de insumos em hospitais estaduais do RN
- Rodada Internacional de Negócios da Expofruit 2025 gera mais de US$ 6 milhões em acordos para fruticultura potiguar
- Mulher é presa tentando entrar com drogas em penitenciária no RN
- 96% dos municípios do RN registram algum nível de seca em julho, aponta Emparn
- Lula e ministros usam boné ‘O Brasil é dos brasileiros’ em reunião
- Criança de 11 anos é flagrada em situação de trabalho infantil no RN: “recebia R$ 150 por semana”
- Agripino confirma apoio a Kátia Pires após crise com Nilda Cruz em Parnamirim