A data era 20 de março de 2024. Naquela quarta-feira, o prefeito de Natal Álvaro Dias cumpriu uma extensa agenda político administrativa em Brasília em busca de recursos para obras importantes como a engorda de Ponta Negra e a construção do Hospital Municipal.
Acompanhado dos deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocádio, e do ex-senador José Agripino, Álvaro esteve com o ministro das Comunicações Juscelino Filho e com o senador Davi Alcolumbre. Foi deste último que partiu o pedido direto do apoio de Álvaro a Paulinho e, naquele momento, se desenhava o cenário que viria a definir o caminho do prefeito de Natal para o pleito de outubro.
Somado a outros fatores e informações de bastidores, a reportagem do Diário do RN afirmou já naquele momento que Álvaro atenderia o pedido do ex-presidente do Senado, o que se concretizou 42 dias depois e já tem reflexos menos de duas semanas depois de anunciada a aliança para a disputa municipal, com Paulinho Freire pré-candidato a prefeito, tendo como vice a Secretária Municipal de Planejamento Joanna Guerra.
Nesta semana, de volta a Brasília, Álvaro repetiu a foto que agora também tem sua indicada Joanna. Mais uma vez diante de Davi Alcolumbre, tratou de buscar recursos para projetos que considera prioritários para Natal. Em suas redes sociais, destacou a vontade “de ver esse legado continuar e Natal seguir avançando”, em uma clara referência a Paulinho Freire.
O PESO DE ALCOLUMBRE
A reportagem do Diário do RN, publicada na edição do dia 21 de março, destacou elementos que já indicavam a escolha de Álvaro Dias. Naqueles dias, Álvaro e Paulinho Freire cumpriram agenda político-administrativa em Brasília visitando ministérios para destravar liberação de recursos para obras importantes na capital potiguar. Na peregrinação por gabinetes de ministros e instituições do governo federal, o encontro com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da CCJ, a comissão mais importante do Congresso Nacional e tem trânsito direto com o presidente Lula e grande influência no União Brasil, o partido do deputado Paulinho Freire, legenda presidida aqui no RN pelo ex-senador José Agripino, com quem Alcolumbre também tem boa relação de amizade.
Outro ponto levantado pela reportagem, foram os estreitos laços de amizade entre o senador Davi Alcolumbre e o prefeito Álvaro Dias. Relação que nasceu em 2002, quando ambos exerceram seus primeiros mandatos como deputado federal e passaram a morar em apartamentos funcionais em que foram vizinhos, estabelecendo amizade que rende até hoje.
Outro fator seria o peso de Alcolumbre na liberação de recursos nos ministérios onde o prefeito teria portas fechadas pelo fato de ter sido o coordenador da campanha de Bolsonaro na capital potiguar.