A chegada do Jair Bolsonaro (PL) ao Rio Grande do Norte, em agenda oficial que começou nesta quinta-feira (30) e se estende até este sábado (2), parece não ter influência para a decisão do Partido Liberal em definir quem será seu pré-candidato a prefeito de Natal nas eleições municipais de 2024. Com dois nomes lançados e citados em pesquisas de intenção de votos recentes, dos deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, o presidente estadual do PL, senador Rogério Marinho deixou no ar a possibilidade de o partido não ter um candidato oficial no pleito.
Durante a entrevista coletiva concedida pelo ex-presidente antes da sessão solene em que foi homenageado em ocasião do Dia do Motociclista, a reportagem do Diário do RN questionou a Bolsonaro. O ex-presidente não quis responder e repassou a questão para o senador Rogério, que disse: “Sempre que houver possibilidade, o PL terá candidato, mas se puder terá condição de somar também, a gente quer ganhar eleições. Pode, inclusive, se compor com outros partidos, vamos avaliar”.
Na ocasião, quando questionado, Rogério Marinho afirmou que a visita de Bolsonaro é uma prática que o PL tem adotado. “Trazendo a principal liderança do movimento conservador em todo o território nacional para organizar o PL, para aumentar o número de cidadãos que têm ingressar na política, pensando nas eleições municipais do ano que vem quanto para as eleições nacionais de 2026”, destacou.
O senador ainda afirmou que sempre que possível, o PL vai buscar candidaturas nas principais cidades, mas que o partido não está fechado para trazer alianças e coligações com municípios dos quais possa vir a ter afinidade ideológica. “Nós temos bons nomes, mas não estamos fechados para fazer aliança e coligações em municípios que tenham compatibilidade ideológica”.
General Girão e Sargento Gonçalves mantém pré-candidaturas a prefeito
Representante da extrema direita no Rio Grande do Norte, General Girão oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal durante evento sobre políticas públicas na Zona Norte na semana passada, promovido pelo Instituto Conservador do RN. Com o apoio de lideranças políticas e de movimentos de direita potiguar, o parlamentar comunicou sua decisão de concorrer à sucessão municipal na Capital e afirmou estar à inteira disposição dos eleitores para “melhorar a qualidade de vida dos natalenses”.
“Somos o mandato de deputado federal que mais garantiu emendas parlamentares para Natal e estamos consolidando nosso crescimento cada vez com apoio da população, o que nos motiva por um projeto coletivo, de um sentimento que não aceita mais o atraso do PT. É preciso pensar em todas as regiões de Natal e evitar de vez a chegada da esquerda, que representa o atraso como estamos vendo o desastre do desgoverno do PT no RN e no Brasil”, afirmou Girão.
Sargento Gonçalves também está decidido a manter sua pré-candidatura, no entanto, diminuiu o tom em sua fala. “Temos que trabalhar com tranquilidade, a prioridade é o mandato, temos trabalhado muito, fomos eleitos agora pouco. E graças a Deus nosso mandato foi eleito o melhor deputado federal no estado do Rio Grande do Norte e ficamos em 26º posição, entre os 513 deputados, com apenas 11 meses de mandato. Então isso é uma satisfação, demonstração de muito trabalho e consequência dos outros projetos”.