Neste domingo, 11 de agosto, é celebrado o Dia do Estudante no Brasil, uma data que homenageia o papel fundamental dos jovens no processo educacional e no futuro do país. O Dia do Estudante surgiu em 1927, como uma forma de reconhecer o papel dos estudantes na luta por direitos e melhorias no sistema educacional. Desde então, a data tem sido uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelos jovens e celebrar suas conquistas.
A estudante Aida Daniele fala sobre a importância desta data para que os estudantes se sintam valorizados e vê como uma forma de apoio: “O dia do estudante para mim é de extrema importância, para lembrarmos que o estudante ainda é uma pessoa que tem sentimentos e que não é um robô, estudar não é fácil. Os estudantes merecem essa homenagem”.
“Eu espero que nenhum estudante desista de estudar, por mais que seja difícil. A educação sozinha não muda o mundo, mas o mundo muda quando um estudante usa a educação para mudá-lo”, complementa Aida.
Para Ana Beatriz estudante do ensino médio, estudar é uma forma de resistência e de impacto a nível individual e coletivo: “Eu acredito que pode levar a uma mudança social por meio do trabalho, buscar conhecimentos, uma forma de crescer individualmente e coletivamente. E também um caminho para ampliar a consciência e desenvolver habilidades, porque é com eles que a gente adquirimos conhecimentos, cultura e traçamos objetivos na vida”.
O Dia do Estudante serve como um lembrete da importância de investir em educação e apoiar os jovens na construção de um futuro mais promissor.
Escrevivências
Ambas as estudantes fazem parte da rede de ensino público da Bahia e participam de um projeto de escrita que visa formar e transformar os jovens através da leitura, educação inclusiva e estudos da gramática e literatura para os jovens escreverem textos em poesia e prosa com temáticas que envolvem diversidade, empoderamento feminino e negro, consciência de classe, entre outros.
No projeto, os alunos participam de diversos tipos de experiências, desde recitais de poesias, apresentação de eventos e mediação de mesas de conversas, além de aprenderem a construir e moldar sua trajetória enquanto escritores, trazendo suas experiências e vivências de vida.