O Desfile Cívico-militar da Independência deste sábado (7) atraiu centenas de natalenses para a Praça Pedro Velho, zona Leste de Natal, no bairro Petrópolis. O desfile contou com mais de 4 mil pessoas participando, representando escolas públicas e grupamentos militares e das forças segurança do Governo do Rio Grande do Norte.
Em 2024, o desfile foi coordenado pela Força Aérea Brasileira. Entre os militares, o desfile contou com a participação do Grupo Associação Bravos Infantes, o Grupo Associação Eternos Engenheiros, além de unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
Abrindo o desfile das escolas estaduais, destaque também para a guarda de honra com estudantes das escolas Judith Bezerra de Melo e o Cenep, conduzindo as bandeiras históricas. A rede estadual de Educação participou do desfile cívico com 700 estudantes, de 10 escolas estaduais. Desfilaram também oito escolas privadas com 620 estudantes e três escolas da rede municipal de Natal com 200 estudantes.
NOVAS VIATURAS
Um dos grandes destaques do desfile deste ano foi a apresentação das novas viaturas – carros, motos, caminhões – recebidas pelo Governo do RN com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual para serem utilizadas pela Polícia Militar, Policia Civil, e Corpo de Bombeiros.
As forças de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, também integraram o desfile.
O cortejo começou por volta das 9h45 na Praça Pedro Velho, com a Escola Municipal Maria Alexandrina, uma das unidades cívico-militares de Natal, abrindo o evento. Outras escolas tradicionais, como a Municipal João XXIII, a Winston Churchill e a Aldo Fernandes de Melo, também participaram.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e secretários do município e do Estado estiveram presentes. A governadora Fátima Bezerra (PT), que cumpre agenda em São Paulo, não participou da cerimônia. Ela foi representada pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo.
Com informações: Novo Notícias