Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    Tensão

    Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”

    Política
    Política

    General Girão reforça apoio a Rogério Marinho após declaração de Bolsonaro

    Política
    Impacto social

    São João de Natal se consolida e arrecada 28 toneladas de alimentos

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”
    • General Girão reforça apoio a Rogério Marinho após declaração de Bolsonaro
    • Política por Túlio Lemos
    • Conversa Livre por Bosco Afonso
    • São João de Natal se consolida e arrecada 28 toneladas de alimentos
    • Trombofilia: Condição genética ou adquirida aumenta o risco de trombose
    • Pesquisadores detalham a violência contra meninas e mulheres no RN
    • Diario do RN – ED 0534 – [01-07-25]
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    sem droga

    Deputados aprovam projeto que propõe exame toxicológico em parlamentares

    O autor da proposta, deputado federal José Medeiros, explicou que se inspirou em uma “experiência semelhante ocorrida no Chile
    17/08/2023, 09:26 Política
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    Sargento Gonçalves e General Girão são favoráveis ao projeto - Foto: Reprodução

    Um projeto de lei apresentado na Câmara Federal, que propõe aos parlamentares federais, estaduais, distritais e municipais passarem por exames toxicológicos a cada seis meses, foi bem recebido por parte da bancada potiguar, que deve votar favorável à aprovação da propositura feita pelo deputado federal José Medeiros (PL-MT), que é natural do Rio Grande do Norte. A proposta prevê que, em caso de o exame der positivo ou da recusa em fazer o teste, o parlamentar será suspenso por seis meses.

    Para o deputado federal Sargento Gonçalves (PL), a propositura deveria ser estendida para o serviço público. “Aprovadíssimo! Importante matéria. Defendo não apenas para agentes políticos, mas compreendo que esta lei deveria alcançar todo servidor público. Considero inadmissível que agentes públicos e políticos, os quais exercem funções importantíssimas, sejam usuários de substâncias entorpecentes”, falou.

    Segundo ele, a apresentação do exame toxicológico por deputados federais e estaduais, senadores e vereadores deveria ser um item obrigatório, bem como a realização de exames posteriores, recorrentes. “Deveria ser obrigatório antes e após, periodicamente, para manter o padrão”, defendeu Gonçalves.

    O deputado federal General Girão (PL), se posicionou favorável ao projeto de lei e destacou a necessidade de os parlamentares brasileiros serem melhor avaliados e selecionados pelos eleitores, como forma de garantir uma representação legítima e benéfica ao país.

    “Concordo plenamente que aqueles que representam pessoas estejam sempre nas condições de fazer o exame toxicológico. Quem se droga não tem condições nenhuma de representar ninguém. Talvez não seria preciso uma lei com essa característica para defender o direito de quem é representado. Mas, precisamos ter mais cuidado com o processo representativo”, defendeu Girão.
    Quem também se apresentou favorável à aprovação da proposição foi o deputado federal Robinson Faria (PL). “Sou a favor. O tema deve ser discutido, mas vejo como algo positivo, pois os malefícios das drogas para saúde já são conhecidos. É uma forma também, de dar transparência aos mandatos de legisladores de todo Brasil”, disse o parlamentar.

    MAIOR TRANSPARÊNCIA, DIZ AUTOR

    O autor da proposta, deputado federal José Medeiros, explicou que se inspirou em uma “experiência semelhante ocorrida no Chile, onde o teste obrigatório pretende aumentar a transparência do trabalho dos parlamentares”.

    “O texto proposto determina que, no exercício do mandato, os eleitos se submetam a exames toxicológicos periódicos. Além de uma maior transparência, evitaria crimes relativos ao tráfico de drogas e qualquer relação desses criminosos, com a Câmara dos Deputados chilena”, afirmou.

    A proposta foi protocolada ao mesmo tempo em que o Supremo debate a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Ministros da Corte, como Alexandre de Moraes, propõem que as pessoas possam portar até 60 g de maconha para uso pessoal.

    Aprovada lei em natal

    Por maioria, a Câmara de Natal aprovou o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da apresentação de exame toxicológico para aprovados em concursos realizados pela Prefeitura Municipal.

    Votado em regime de urgência, a propositura recebeu duas emendas: uma que reduz de 180 para 90 dias a janela de detecção de drogas ilícitas e a que prevê que o uso de canabidiol (CBD) para fins medicinais seja permitido. O PL segue para sanção pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

    Segundo a vereadora Camila Araújo (União Brasil), autora do PL, o objetivo é dar uma garantia extra ao natalense de que o município está ofertando servidores aptos em todos os sentidos a prestar um serviço de excelência.

    “A pessoa que tem uma dependência química, por exemplo, precisa de ajuda, de tratamento. Invariavelmente um servidor dependente químico precisaria de um afastamento, desfalcaria o efetivo de uma determinada repartição e geraria um prejuízo ao serviço público”, afirmou.

    A parlamentar justificou ainda que a dependência química pode comprometer o trabalho dos servidores. “Ressalte-se também que qualquer servidor público que seja acometido já em seu ingresso de alguma patologia, como é o caso da dependência química, poderá ter a sua assiduidade e produtividade comprometida, o que traria prejuízo ao interesse público e ao destinatário dos serviços públicos, que é a sociedade em geral”.

    principal
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    Tensão

    Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”

    Política

    General Girão reforça apoio a Rogério Marinho após declaração de Bolsonaro

    Coluna 01/07/25

    Política por Túlio Lemos

    IOF

    Moraes assume relatoria de ação do PSOL sobre decreto do IOF

    Comunicado Oficial

    Evaristo Piza deixa comando do ABC Futebol Clube

    Educação

    TCU suspende licitação de R$ 50 milhões para chromebooks no RN por suspeita de sobrepreço; Governo justifica desclassificação de empresa

    Últimos Posts
    Tensão

    Álvaro Dias critica fala de Styvenson Valentim: “Toda divisão é prejudicial”

    Política
    Política

    General Girão reforça apoio a Rogério Marinho após declaração de Bolsonaro

    Política
    Impacto social

    São João de Natal se consolida e arrecada 28 toneladas de alimentos

    Cidades
    Coluna 01/07/25

    Política por Túlio Lemos

    Política
    Coluna 01/07/25

    Conversa Livre por Bosco Afonso

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp