A Defesa Civil do Rio Grande do Norte vai realizar neste sábado (14) uma atividade teste do sistema Defesa Civil Alerta em quatro cidades do estado: Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
A Defesa Civil do RN informou também que moradores de outros municípios podem receber também o sinal. Isso se deve à sobreposição da cobertura das torres de telefonia móvel. Entre os municípios com possível recepção do alerta estão: Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Macaíba, Nísia Floresta, Santa Maria, São Pedro, São José de Mipibu e Taipu.
A demonstração simultânea da tecnologia será realizada em 36 municípios nordestinos — quatro cidades de cada estado, incluindo as capitais. O alerta será disparado a partir de Brasília, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto sobrepostas ao conteúdo que o usuário estiver acessando, acompanhadas de alertas sonoros — mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. As mensagens são enviadas automaticamente para todos os aparelhos compatíveis, conectados às redes 4G e 5G, que estiverem localizados nas regiões com risco iminente de desastres naturais ou outras situações emergenciais. Não será necessário nenhum tipo de cadastro prévio por parte da população.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância da iniciativa e o compromisso do governo com a proteção da população. “Anunciamos, no final do ano passado, que no primeiro semestre deste ano iríamos avançar na nacionalização. Agora, após a implementação no Nordeste, vamos começar as capacitações no Norte e no Centro-Oeste, para que a ferramenta esteja disponível para todo o país até o fim do ano”, afirmou.
A tecnologia prevê dois tipos de mensagens:
Alerta Extremo: com severidade muito alta, urgência imediata e confiança observada ou provável. A mensagem acionará um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Esse é o alerta que será dado durante a demonstração no próximo dia 14 de junho.
Alerta Severo: com urgência esperada, o que permite mais tempo para que a população adote medidas de autoproteção. Nesse caso, o som será um “beep” similar ao do SMS, que não soará se o celular estiver no modo silencioso.
Os alertas de demonstração vão preparar a população para a implementação definitiva da ferramenta, informando sobre sua disponibilidade em cada município e familiarizando os cidadãos com o funcionamento da tecnologia.
A mensagem que será exibida durante o alerta de demonstração será:
“SMS/CELL BROADCAST: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no Rio Grande do Norte. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
Desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ferramenta foi criada para proteger a população em situações de evento extremo ou severo com risco à vida, como, por exemplo, enchentes e deslizamentos. É importante reiterar que a ação tem caráter de teste e, por isso, não haverá motivos para preocupação por parte da população.
O serviço já está disponível nas regiões sul e sudeste do Brasil desde dezembro de 2024 e nesse período já foram enviados um total de 373 alertas dessas regiões. Após o período de teste, a ferramenta vai estar vigente e permitindo o envio de alertas para todos os municípios potiguares a partir do dia 18 de junho.