A concessão do título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi oficializada por meio do Decreto Legislativo Nº 1723/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (22).
A honraria, proposta pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), teve o voto favorável de 19 dos 29 parlamentares da Câmara Municipal de Natal (CMN). Foram cinco votos contra e uma abstenção, enquanto cinco vereadores estavam ausentes no momento votação, que aconteceu na sessão da última terça-feira (20).
No texto da matéria que propõe a homenagem, Eliabe sustenta que, enquanto presidente, Bolsonaro promoveu iniciativas que impactaram de forma positiva Natal e o Rio Grande do Norte. Entre as contribuições, ele destacou: investimentos em infraestrutura, destinação de recursos para obras viárias, melhorias na segurança pública e incentivos à economia local por meio da redução de tributação sobre combustíveis e do fomento ao turismo.
“Especificamente para Natal, a gestão Bolsonaro destinou investimentos significativos para a melhoria da infraestrutura urbana, incluindo a ampliação da BR-304, projetos de saneamento básico e a revitalização da orla de Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da cidade. Além disso, foram repassados recursos para a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, facilitando o fluxo de turistas e fortalecendo o setor econômico local”, declarou.
Por se tratar de um decreto legislativo, não foi preciso submeter a matéria à sanção do prefeito Paulinho Freire (UB). Ela foi assinada pelo presidente da Casa, vereador Ériko Jácome (PP).
A Câmara de Natal havia aprovado título honorífico para Bolsonaro em 10 de abril, que seria entregue ao ex-chefe do Executivo federal no dia 12, quando ele estaria no RN para evento do Partido Liberal (PL) em Pau dos Ferros.
Posteriormente, a vereadora Samanda Alves (PT) obteve ação na Justiça anulando a primeira votação do Título pelo fato de a matéria não ter passado por deliberação na Comissão de Educação da Câmara.
Agora, Bolsonaro tem novos compromissos agendados no RN para o mês de junho. Diante disso, Subtenten Eliabe afirma que o título será entregue no próximo dia 12, em frente à Assembleia Legislativa.
*Com informações da Tribuna do Norte