A Seleção Brasileira Feminina enfrentará o Japão na próxima Data Fifa. O time comandando por Arthur Elias fará dois amistosos contra as japonesas, uma das escolas mais fortes do futebol feminino. Campeãs mundiais em 2011, as adversárias ocupam o quinto lugar no ranking da Fifa após conquistarem o título da She Believes, em fevereiro, vencendo as norte-americanas em casa na final.
O primeiro confronto contra as japonesas será na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 30 de maio. Em seguida, as duas seleções se enfrentam no Estádio Municipal Cicero De Souza Marques, em Bragança Paulista, no dia 2 de junho.
“O nosso próximo compromisso é contra o Japão, uma grande seleção e que mudou de treinador recentemente. Vamos ter duas partidas aqui no Brasil, que é sempre muito positivo para jogarmos em casa. Os dois estádios têm ótimos campos para a gente fazer dois grandes jogos contra uma seleção que vai nos testar de forma diferente do que os Estados Unidos e no mais alto nível, que é o que acredito”, afirmou.
“É uma seleção japonesa que vem de ótimos resultados, venceu a She Believes, os três jogos que teve, inclusive a seleção americana, e a Colômbia por um placar elástico na última partida. Com a troca do treinador, também é interessante jogar novamente contra a seleção japonesa, porque sempre traz elementos diferentes entre um trabalho e outro”, acrescentou.
O retrospecto entre as duas seleções é equilibrado. Nos 16 jogos disputados em décadas de rivalidade, foram seis vitórias da Amarelinha, sete derrotas e três empates.
Os dois jogos em São Paulo fazem parte da preparação da Seleção para a disputa da Copa América, em julho. Antes da disputa do torneio continental no Equador, o Brasil jogará também contra a França, outra potência no futebol feminino, no dia 27 de junho. O amistoso será no Estádio dos Alpes e marcará o primeiro confronto entre as duas equipes depois da vitória histórica das brasileiras pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em agosto.
Até então, a Seleção nunca tinha vencido as francesas. Gabi Portilho marcou o gol que colocou o Brasil na semifinal da Olimpíada. Antes, o retrospecto era de sete vitórias das Les Bleues e cinco empates.
Os próximos adversários escolhidos seguem a diretriz traçada pela comissão técnica da Seleção de enfrentar grandes adversários durante a preparação da equipe para a disputa da Copa do Mundo Feminina em 2027, que será disputada no Brasil pela primeira vez. No dia 9, as brasileiras fizeram história e venceram, de virada, os Estados Unidos, por 2 a 1, na Califórnia. Foi a primeira vitória das brasileiras na casa das adversárias.