Você lembra o que teve na cultura de 2025? A gente sim!
O ano de 2025 foi um ano de cultura viva e resistente. Tivemos grandes festivais de música, com talentos sonoros em palcos montados na capital e no interior do Rio Grande do Norte.
Companhias teatrais comemorando aniversário, circulando pelo estado e buscando formar público para garantir a continuidade da arte. Artistas ganhando o mundo, com nosso sotaque e nosso talento, sem esquecer de suas origens. Teve telas pintadas, telas gravadas. Textos escritos em páginas de livros e histórias construídas na oralidade.
Após 15 anos de portas fechadas, um dos mais importantes espaços culturais de Natal retomou sua vocação artística. O tradicional Teatro Sandoval Wanderley, localizado no bairro do Alecrim, foi reaberto em 2025, sob a gestão do SESC RN. Um respiro em meio a ausência de espaços públicos de arte e cultura.
O Festival MADA 2025 bateu recordes de público e relevância, reunindo mais de 40 mil pessoas na Arena das Dunas, consolidando-se como o principal festival do Norte/Nordeste. Música autoral e Clássica também. A Orquestra Sinfônica do RN promoveu o projeto Movimento Sinfônico, com concertos gratuitos em locais como o Teatro Alberto Maranhão e a Catedral Metropolitana de Natal, incluindo aberturas com Páscoa e encerramentos de Natal.
O cinema teve atores em destaque, festivais do litoral ao interior e muitas produções. Do Goiamum ao Curta Caicó, do Festival de São Miguel do Gostoso ao Festival Internacional de Baía Formosa, a sétima arte tem público e tem necessidade de apoio. 2025 teve muito mais… Diante de tantas lembranças e destaques, convidamos jornalistas espalhados pelo Rio Grande do Norte para comentar o ano que está se encerrando e com olhar cultural para o 2026 que vem por aí!
Ulysses Freire – Natal/RN
@ulyssesfreire / @blogdouly

Um artista: Kaiony Venâncio. O ator potiguar ganhou destaque nacional ao integrar o elenco do filme “O Agente Secreto”, reafirmando a força do RN no audiovisual brasileiro.
Um show ou festa: O projeto Dominguinho, no Festival MADA. O encontro de João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê levou ao palco um formato intimista e autoral, estreando com força no circuito de festivais.
Um projeto cultural: O Projeto Toca Brasil, da Viva Promoções. A iniciativa consolidou Natal no circuito de grandes shows, aliando produção qualificada, leis de incentivo e acesso democrático ao público.
Uma aposta pra 2026? O Festival MPB84, que promete uma super edição. O projeto fortalece a música autoral potiguar e conecta novos talentos a grandes nomes da MPB nacional.
Carol Reis – Natal/RN
@carolreisdearaujo

Um artista: Alice Carvalho – A atriz é um talento no teatro, no cinema, na TV. Ela é nosso orgulho!
Um show ou festa: MADA – O Festival oferece uma variedade de ritmos, com atrações nacionais e locais, além de oferecer uma estrutura que impressiona.
Um projeto cultural: Samba de Arruar – O projeto conduzido por Valéria Oliveira é um exemplo de resistência e talento feminino, com o melhor da música. Todo mundo deveria conhecer!
Uma aposta para 2026 : Bia Gurgel, jovem talentosíssima de Mossoró, que tem feito muitas parcerias e collabs, alcançando cada dia mais ouvintes e fãs de todo o país.
Sergio Villar – Natal/RN
@serginhovilar_

Um artista: Kaiony Venâncio. O ator já tem uma estrada, mas desde 2023 vem ano a ano conquistando mais espaço e notoriedade.
Um show ou festa: Fui para muito poucos. Difícil nomear algum destaque.
Um projeto cultural do RN: Poderia destacar os grandes festivais que mantêm em crescente, mas vou pelo simples e também de bom gosto: o Jazz no Bar de Nazaré. Projeto que leva música de qualidade de forma gratuita, abre espaço para novos e velhos talentos e anima uma segunda-feira enfadonha no coração nervoso da esquecida Cidade Alta.
Uma aposta pra 2026: Não é uma aposta no sentido de revelação, logicamente. Mas César Ferrario e Quitéria Kelly prometem em 2026 como integrantes do elenco da nova novela das 6 da Globo, A Nobreza do Amor.
Sabatta Soares – Mossoró/RN
@sabattasoares

Um artista: Tânia Maria. Com talento e carisma, a potiguar conquistou o público e segue no auge de uma temporada que promete.
Um show ou festa: Festival Mada – Música Alimento da alma. A diversidade de ritmos e atrações é a marca deste evento já consolidado no calendário cultural do RN.
Um projeto cultural do RN: Cia Pão Doce – 20 anos. Projeto que celebra as mais diversas expressões artísticas em Mossoró e região.
Uma aposta pra 2026: Ariell Guerra / Gabriel Fernandes. Duas referências das artes visuais no RN, que brilharam muito em 2025, e devem crescer ainda mais no próximo ano.
Clístenes Carlos – Pau dos Ferros/RN
@clistenescarlos

Um artista: O cantor e sanfoneiro Giannini Alencar, que se destaca pelo carisma, musicalidade e pela forma como leva a cultura potiguar por onde passa!
Um show ou festa: A FINECAP – Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar, que mais uma vez reafirmou sua grandiosidade, reunindo cultura, música, tradição e forte impacto econômico e turístico para o Alto Oeste potiguar
Um projeto cultural: A Vitrine Cultural Xanana Diógenes, em Pau dos Ferros, que promove encontros musicais, apresentações culturais e dá visibilidade a artistas locais, fortalecendo a cena cultural do Alto Oeste potiguar
Uma aposta para 2026 : A atriz potiguar Tânia Maria, que vem ganhando destaque nacional com o sucesso de “O Agente Secreto”, despontando como um dos nomes do audiovisual potiguar.
Alana Cascudo – Natal/RN
@alanacascudo / @apartamento702

Um artista: Dani cruz e seu álbum canto de sol.
Um show ou festa: Ribeira Boêmia.
Um projeto cultural do RN: FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa que acontece em novembro. O evento fomenta o audiovisual local, e como boa cinéfila já faz parte da minha programação anual
Uma aposta pra 2026: Espero que o próximo ano traga um teatro mais vivo, com o retorno do Teatro Sesc Sandoval Wanderley no Alecrim, valorizando programações locais e, quem sabe, ajudando a quebrar a famosa frase de Câmara Cascudo de que Natal não consagra nem desconsagra ninguém.
Raildon Lucena – Caicó/RN
@rvlucena

Um artista: Tânia Maria. A atriz mostrou todo seu talento para o Brasil e o mundo, com sua presença no filme “O agente secreto”.
Um show ou festa: Festa de Sant´Ana de Caicó. O evento uniu programação cultural e social, sem esquecer das tradições e da valorização da região do seridó.
Um projeto cultural do RN: Paixão de Cristo de Carnaúba dos Dantas. O espetáculo considerado o maior do estado, mostrou a força da fé do nosso povo, alinhado a uma valorização dos artistas locais, aos pés do Monte do Galo.
Uma aposta pra 2026: Os longas que serão lançados pelo RN, em 2026. Tem muita produção em andamento no nosso estado, e o próximo ano promete encantar o público com os nossos talentos do audiovisual.
Luiza Gurgel – Mossoró/RN
@luizagurgel_

Um artista: Sem sombra de dúvidas, Tânia Maria. E um plus com Juliana Linhares.
Um show ou festa: MADA – Festival Música Alimento da Alma (sempre!).
Um projeto cultural do RN: Vale projeto cultural educacional? Projeto de extensão Procurando Rafael, do curso de história da UERN. Vale a pena conhecer!
Uma aposta pra 2026: Aposto na valorização dos grupos e coletivos independentes de cultura. Sinto que (eles) têm ficado mais fortes e gerando uma plateia cada vez mais fiel às programações e eventos culturais. Espero que cresçam cada vez mais.
Bora pro litoral!
Pirangi para todos os públicos

A melhor estação do ano chegando e com ela o Verão Clap Pirangi trazendo os melhores shows no litoral. Muído de Verão, Summer Hype, Puro Suco de Verão e o Esquenta do Rey são as festas que prometem agitar a estação mais quente do ano. A primeira delas começa no dia 3 de janeiro, o Muído de Verão. A festa acontece na Ilha Ecomax, com a presença de Zé Vaqueiro e Henry Freitas, além de convidados especiais. As vendas acontecem no site Evenyx e nas lojas A Graciosa, no Midway. No dia 5 de janeiro, o Summer Hype toma conta do Cirquinho com Eric Land, Wiu e Teto.
Já o Puro Suco de Verão acontece no dia 10 de janeiro, novamente na Ilha Ecomax, trazendo o grupo Menos é Mais, ao lado de Felipe Amorim e Thiago Freitas. E a programação vai ser fechada com muito forró no dia 16 de janeiro, na Ilha Ecomax, com o Esquenta do Rey com Rey Vaqueiro e Taty Girl.
Let’s Pipa virou festival!

Grandes atrações nacionais, festas temáticas e um réveillon de tirar o fôlego. Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, acontece o Let’s Pipa na praia da Pipa, em Tibau do Sul. A programação começa no dia 27 com a festa Salt que tem Luan Santana. Já no dia seguinte é a vez de Léo Foguete e Syon Trio animarem a Winds. No dia 29 de dezembro é a vez de Léo Santana e Ariel B darem o tom da animação na festa Colors. E no dia 30 tem a Trops com o DJ sul-africano Black Coffee que traz a batida da house music. Em paralelo também acontece o Let’s Club que no dia 28 tem o projeto Retronejo com o show da dupla Clayton e Romário. Já dia 29 é a vez do fenômeno Henry Freitas e no dia 30 quem sobe ao palco é o cantor Thiaguinho. Para a virada de ano, o Let’s Pipa traz ao palco os shows de Dennis e no dia 2 de janeiro acontece a festa 7 Ondas, com a dupla Jorge & Mateus.
