Com a chegada do verão e as festas de fim de ano, centenas de famílias no Rio Grande do Norte começam a migrar para as casas de praia no litoral potiguar. No entanto, antes de ocupar os imóveis, é fundamental realizar a manutenção preventiva das instalações elétricas para garantir a segurança dos moradores. A Neoenergia Cosern alerta para a importância de revisar os sistemas elétricos internos das residências, a fim de prevenir riscos como curtos-circuitos, descargas elétricas, queima de eletrodomésticos e até incêndios.
De acordo com o supervisor da Neoenergia Cosern, Daniel Burgos, as famílias devem fazer a revisão da rede elétrica interna pelo menos uma semana antes de se mudar, contando com a orientação de um profissional qualificado. A salinidade do litoral pode acelerar o desgaste de equipamentos e fiações, por isso é importante verificar se todos os dispositivos estão funcionando adequadamente, sem riscos de choque ou outros problemas. “Se uma tomada ou interruptor estiver em uma parede molhada ou com infiltração, isso pode causar choques”, alerta Burgos.
Além da revisão, é fundamental que um eletricista habilitado verifique o dimensionamento dos cabos, circuitos, sistemas de aterramento e equipamentos de proteção. Caso sejam identificados problemas, como cabos danificados ou incompatíveis com o consumo atual, a substituição imediata deve ser realizada. Para as áreas litorâneas, onde a salinidade e atividades de mineração podem agravar os danos, essas inspeções precisam ser feitas com maior frequência.
Outra recomendação importante é a troca de lâmpadas ineficientes por modelos LED, que além de economizar energia, são mais duráveis e menos prejudiciais ao meio ambiente.
Passos para uma revisão elétrica segura:
- Evite o uso de “T” ou “benjamins” para conectar múltiplos equipamentos. O ideal é usar réguas de energia compatíveis com a potência dos aparelhos.
- Inspecione o quadro de distribuição para verificar se a quantidade de circuitos está adequada e se há falhas nos terminais.
- Verifique os periféricos (cabos, tomadas e interruptores) para garantir que estão em boas condições de uso.
- Troque os produtos com falhas e depreciações e faça os reparos necessários.
- Teste todas as instalações e assegure que elas atendem às normas da ABNT (NBR 5410 e NBR 14039), que regulam as instalações de baixa e média tensão.