A partir de amanhã (09) até sexta-feira (11), Natal sedia a 38º edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais – CNSE. Dirigentes e executivos de todas as regiões do país participam do evento, no Centro de Convenções de Natal, que tem como tema ‘Fortalecer sindicatos é preparar as empresas’ e discutirá as principais tendências e desafios do setor terciário. O CNSE é promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN).
Para discutir o futuro do comércio, a programação do 38º CNSE será pautada por temas como inovação, tecnologia e segurança jurídica. A expectativa dos organizadores é que cerca de 1.200 representantes sindicais e empresariais compareçam ao evento – que contará com palestras, debates, oficinas. Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o congresso também é uma ótima oportunidade de trocar experiências.
“Nosso evento é, sobretudo, uma forma de compartilhar as boas práticas que foram adotadas aqui e no resto do Brasil. Com entidades e instituições de todo o país reunidas, focadas em pensar nas oportunidades e obstáculos que temos em comum, tenho certeza que o 38º CNSE será um encontro muito produtivo para todos”, afirmou Marcelo.
Essa é a segunda vez que Natal é o palco do congresso, realizado uma vez por ano, nas principais capitais do comércio no país. Em 2012, a capital potiguar sediou o 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviço e Turismo. De acordo com o presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa, o retorno desse evento é uma amostra da força do setor terciário no estado.
“Trazer um congresso dessa magnitude para o Rio Grande do Norte é uma honra, o que só ressalta o impacto grandioso do Sistema Comércio potiguar no cenário do sindicalismo patronal”, comentou Costa.
Programação
A cerimônia de abertura do 38º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais ocorre na noite desta quarta-feira, 9 de agosto, em uma solenidade com autoridades políticas e empresariais. Os três dias de evento serão marcados por uma série de debates, mesas redondas e encontros temáticos. Especialistas discutirão temas como Cenário Econômico, Reforma Sindical, Reforma Trabalhista, Tendências e Oportunidades do Varejo, dentre outros. Um dos destaques da programação é a palestra do Futurista Gil Giardelli.
Além disso, o congresso vai premiar os melhores trabalhos técnicos apresentados pelos assessores – executivos, jurídicos e de comunicação – que atuam nas entidades sindicais participantes do congresso.
Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), as atividades do 38º CNSE seguem até a noite da sexta-feira (11).
A programação completa pode ser acessada no site: https://www.congressonse.org.br/programaca