A virada do ano deve ser de chuva na região Centro-Norte do país, segundo previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um aviso de chuvas intensas que abrange o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, além de parte de Amazonas, Pará, Ceará, Bahia, Pernambuco, Belo Horizonte e São Paulo.
O aviso começou neste domingo (31/12) e segue até as 10 horas de segunda-feira (1º/1). Ele foi emitido por possibilidade de que em algumas dessas regiões o volume de chuva seja grande, chegando a 50 milímetros (mm), com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.
A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explicou que o fenômeno El Niño continua favorecendo chuvas irregulares que por vezes chegam em forma de temporal. Existe uma possibilidade pequena que durante a virada a região Sul do Tocantins tenha, inclusive, granizo.
Ela esclareceu que a umidade elevada no centro do país, junto com o calor, deve ocasionar chuvas significativas ao menos até segunda-feira.
A faixa litorânea do Nordeste ficou de fora do aviso, mas Fortaleza (CE), Natal (RN) e Salvador (BA) podem receber chuvas isoladas. Recife, João Pessoa, Maceió e Sergipe têm nebulosidade, mas poucas chances de chuva.
No Sudeste, São Paulo deve ter uma chuva fraca durante a tarde, mas durante a virada a tendência é que haja apenas algumas nuvens no céu. A chuva pode chegar apenas de madrugada.
A meteorologista explicou que na região Sul, há possibilidade de chuva isolada no interior do Rio Grande do Sul, mas que na faixa que abrange as capitais a tendência é de um tempo mais aberto com temperatura mais baixa.
Fonte: Metrópoles