A COMUNICAÇÃO COM A PLATÉIA
A reação mais comum a um convite para falar com uma plateia é procurar alguma justificativa para evitar isso. Mas deve abordar positivamente a experiência, vendo-a como oportunidade para brilhar, e não como uma provação.
O prazer da experiência
Em vez de ficar pensando como vai sobreviver, pense no prazer que a experiência pode proporcionar. Algumas pessoas sobressaem quando falam em público. Elas são calmas, sorridentes e estão evidentemente gostando da tarefa. Para alguns, é a coisa mais divertida que fazem no trabalho. Você pode achar e que elas ficam calmas porque sabem que são boas, mas é igualmente possível que tenham se tornado boas porque resolveram se divertir com a experiência.
Analise os receios
Para ajudar a vencer o seu pavor do palco, reserve um tempinho para pensar o que, exatamente, lhe causa medo.
Pode ser que você ache que as pessoas pensam que você é um enrolador, claro que você não é, ninguém espera que o orador seja de um nível de primeira classe. Se preparar um discurso razoável e o ensaiar, você o pronunciará com clareza e segurança.
Um outro receio que você pode sentir é de que vai esquecer o que tem a dizer. Realmente é uma preocupação que existe de todos que se apresentam em público, o famoso “dar um branco”. Isso obriga a encarar o ensaio como uma atitude importante. Mesmo nunca estamos livres de acontecer um lapso de memória.
E o medo errar talvez seja o que mais incomoda, mas é bom saber que somos humanos, errar faz parte. Nessa hora uma boa dica é ter uma historinha bem-humorada para contar para platéia, pois na hora que você cometer um erro, gaguejar ou ter que consultar as suas anotações, você possa usá-la para manter a atenção da plateia e ganhar tempo para reorganizar as ideias e continuar.
Para ter uma linguagem corporal eficaz perante uma plateia observe as situações que são de alto impacto e de impacto negativo:
ALTO IMPACTO
. Adotar atitude relaxada;
. Olhar para a plateia;
. Mover-se enquanto fala;
. Deixar as mãos a vista da plateia.
IMPACTO NEGATIVO
. Ficar de pé rigidamente;
. Olhar para baixo, para as anotações ou para o teto;
. Ficar parado como se tivesse raízes;
. Manter os braços ao longo do corpo.
Em resumo falar bem para uma plateia faz uma grande diferença quando se trata de expressar-se e convencer. Saber como falar faz uma grande diferença entre uma conversa vã e a verdadeira comunicação, de modo que, quando você precisar motivar sua equipe, converter céticos ou incentivar ou motivar pessoas, as técnicas para falar serão as suas ferramentas mais úteis.