APRENDA A OUVIR
Seja qual for o seu objetivo, conseguir que as pessoas concordem com você (ou entre si), fazer-se ouvir, dar instruções, motivar, inspirar, a chave para isso é a boa comunicação. Grande parte do ambiente corporativo tem origem em falhas da comunicação, que levam a mal-entendidos e desconfianças. Geralmente, a causa do problema é que não se começa pela a parte mais importante da comunicação, que é ouvir. Se você quiser influenciar pessoas, antes de mais nada precisa saber o que pensam. É por isso que saber ouvir é a pedra fundamental de tudo que se faz no mundo empresarial.
Aprenda a ouvir para ser ouvido
A palavra “comunicação” vem da ideia de compartilhamento, ou comunhão, com outras pessoas. Os comunicadores realmente bons tem consciência de que saber ouvir é uma das armas mais fundamentais do seu arsenal de técnicas.
Melhore a sua capacidade de ouvir
Saber ouvir é o que o torna capaz de conversar com as pessoas nos termos delas, de estabelecer conexões e de ajudá-las a perceber que estão sendo ouvidas e a achar o que você está propondo é tão bom para elas como para você. Apesar disso, na verdade, ninguém nos ensina a ouvir, como tampouco somos ensinados a respirar ou a correr. São habilidades, que se supõe serem inatas, mas alguns tem essas habilidades mais desenvolvidas do que outros e é sempre possível melhorá-las.
Aprenda a ouvir
Todos nós conseguimos falar a uma velocidade de 100 palavras por minuto, mas podemos ouvir a uma velocidade duas vezes maior. Isso significa que, com frequência, o nosso cérebro é tentado a fazer outras coisas enquanto estamos ouvindo. Podemos pensar ou dizer que estamos escutando, mas é bem mais provável que estamos atentos a nossos próprios pensamentos, preocupando-nos ou sonhando acordados. E o que é pior, interrompemos as pessoas quando estão falando ou nos precipitamos e terminamos suas sentenças. Interromper uma pessoa com quem está falando sugere que você não tem tempo nem paciência para ouvi-la até o fim. Isso significa que você nunca escutará de fato o que ela tem a dizer, e pode dar a impressão de que não considera que valha a pena ouvi-la. Isso não lhe parece bem grosseiro?
Olhe o seu interlocutor nos olhos o tempo todo. Nada de olhá-lo nos olhos quando estiver ouvindo e desviar o olhar quando estiver falando. Deixe bem claro para as pessoas que querem falar com você que reservou parte de seu tempo para elas. Se houver alguma possibilidade de você ser chamado a outro lugar ou de que acabe o seu tempo disponível, estabeleça essa possibilidade antes que isso aconteça.
Uma frase muito conhecida que expressa exatamente a importância de saber:
“Temos dois ouvidos e apenas uma boca porque ouvir bem é duas vezes mais difícil do que falar. ”