“AS EXPECTATIVAS DA COMUNICAÇÃO”
Uma das maiores preocupações que você deve ter quando está planejando ou preparando uma apresentação em público, é tentar saber quais são as expectativas de quem vai ouvir você.
Existem duas situações em que o auditório espera obter boas expectativas, a primeira sobre o assunto que será abordado e a segunda será sobre a pessoa que irá apresentar a palestra.
Se você puder conseguir uma lista de participantes com os dados de contato, envie para eles uma mensagem perguntando o que eles esperam aprender com a sua palestra. Caso receba respostas úteis, ficará mais fácil adequar o conteúdo e fazer uma apresentação de acordo com as suas expectativas, mas, mesmo que não receba nenhum retorno, a sua mensagem indicará que pretende adequar a apresentação a eles, e já poderá deixá-los mais receptivos.
Apresentar individualmente
Numa apresentação pequena ou informal, antes de iniciar, você pode dirigir-se para indivíduos-chave e pedir-lhes a opinião a respeito de tópicos que irá discutir. Uma pequena lisonja, dizendo que gostaria de saber o que acham, ajudará. Isso permite que se ajustem os tópicos e também garante que pessoas chave, reconhecendo suas contribuições à apresentação, fiquem mais dispostas ao tema e a você. Antes de prosseguir, converse com os espectadores. Você terá uma ideia de como eles estão se sentindo, interessados, entediados ou até mesmo irritados e poderá inserir seus nomes na apresentação. Por exemplo: “ Sei que alguns de vocês, como Pedro, estão mais interessados em X do que em Y”. Isso ajuda a afastar a impressão de que está apenas despejando informações e ideias e mostra que levou em consideração suas opiniões. No mínimo, Pedro ficará acordado e ouvindo com atenção.
Faça auto avaliações
Durante a apresentação, não pare de observar a sala, tentando ler o ânimo do público. Transições não são apenas uma técnica de PowerPoint, também possibilitam um instante para fazer uma pausa e avaliar se está indo muito rápido ou muito lento. Por exemplo, você pode dizer: “ E isso é tudo sobre mudanças administrativas; estão todos satisfeitos, antes que eu passe para a metodologia? ”. Além de aumentar o nível de interação, isso ajuda a dividir a apresentação na cabeça dos espectadores, deixando-os atentos a próxima seção.
Uma dica interessante, caso o auditório parecer desinteressado, pergunte para alguém da plateia o motivo, solicitando opiniões. Com certeza isso irá despertar a todos.