“QUER IMPRESSIONAR? VISTA-SE BEM”
Normalmente, fim de ano as pessoas procuram dar uma renovada no guarda-roupa para iniciar o ano com novo visual. Os cuidados com a aparência são fundamentais para gerar impacto nas relações interpessoais.
Saber que está corretamente vestido e a confiança que isso proporciona são os primeiros passos para uma boa apresentação. Fazer isso é fácil; basta um breve planejamento.
A Maneira Confortável
Atletas seguem uma regra muito antiga: não vestem nada novo no dia da corrida. O calor do dia D não é o momento certo para se descobrir que o novo traje irrita a pele ou limita os seus movimentos. Para apresentações isso é duplamente verdadeiro. Você não precisa de nada que possa deixá-lo pouco à vontade, e, ao contrário dos atletas, marcas de suor nas axilas não são algo que se possa deixar orgulho. Vista-se adequadamente. Mulheres palestrantes sabem há muito que alguns acessórios bem escolhidos podem imediatamente ajustar o tom, ao passo que para os homens costumam acreditar que precisam apenas de terno e gravata. Pense um pouco em qual seria o traje mais adequado caso sua apresentação acontecesse num casual day. Às vezes, tirar o terno e a gravata, revelando um colete esperto pode enviar sinais sobre vestir-se bem estando à vontade.
A Imagem Adequada
Pense em seu público quando estiver decidindo o que irá vestir. Há várias formas de, apesar de se esforçar pelo contrário, enviar uma mensagem inadequada através de sua roupa. O público verá a sua aparência antes de ouvir o que você tem a dizer. Se escolheu algo bastante chamativo ou que tenha algum significado específico, mas que passa despercebido pelo público, isso pode estragar a sua imagem ou não reforçar a imagem de maneira adequada.
Exemplos
- Técnico, apresentando novidades tecnológicas, vestiu um uniforme da série Jornada nas Estrelas. Foi arrojado contou uma piada e ganhou alguns pontos entre os fãs da série, mas, para aqueles que precisam ser reconhecidos de seus argumentos, a palestra pareceu mais uma ficção científica.
- Assessor Financeiro, falando para uma loja de roupas para quem pratica skate, vestiu uma roupa de sala de reuniões. Num ambiente convencional seria adequado, mas ele acabou enviando a mensagem, para seu público jovem e moderno, de que planejamento financeiro não era para pessoas como eles.
- Palestrante feminina, dirigindo-se para um público predominante masculino, deixou o cabelo solto e usou uma saia curta. Conseguiu a atenção do público, mas sua roupa, em vez de reforçar, depreciou o que ela tinha a dizer.
Tenha cuidado, pois a roupa que está vestindo durante a apresentação, assim como a sua linguagem corporal, criará a primeira impressão que seu público terá de você.