“A VOZ – O CANAL DA COMUNICAÇÃO”
Algo importante que devemos destacar é sobre o papel da voz em nossas vidas, pois nada revela de forma tão grandioso o caráter de uma pessoa do que a nossa voz.
A nossa voz diz muito a respeito da imagem que desejamos passar para outra pessoa.
É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, e as nossas emoções e outros aspectos psicológicos que devemos considerar, relacionados a troca de mensagens verbais entre as pessoas.
A voz é uma referência significativa da individualidade e é registrada no primeiro encontro. No contato telefônico, a imagem mental de cada pessoa é dada pela voz. A voz é um componente da personalidade e ajuda a defini-la. Uma boa experiência é ouvir a própria voz gravada.
Controle da voz
A voz tem um poder extraordinário na comunicação, e não a utilizamos como poderíamos. A percepção dos diversos elementos que a voz proporciona e o domínio do seu uso pode aprimorar significativamente o modo de falar. E como controlar a voz com naturalidade, deixando-a mais cativante?
Um bom exercício é ouvir atentamente as vozes das pessoas. Comece com as pessoas que estão ao lado e observe, por exemplo, o volume: qual o grau de energia e intensidade? A dicção é boa, as palavras são compreensíveis, os “s” dos plurais não são suprimidos? A pessoa fala rápido, “come” letras, gagueja em razão da velocidade ou ansiedade?
E o modo de falar, mais rápido ou devagar, fino, rouco ou anasalado, que afeta a percepção ou compromete a empatia? Você consegue identificar as palavras que a pessoa consegue colocar mais ou menos ênfase? Avalie a relação entre a fala e a linguagem corporal de pessoas, no escritório, na rua, na televisão; o gestual conflita ou confirma com a fala? Veja se consegue ficar mais sensível às nuances das vozes e daí tirar algumas conclusões.
Bom treino
Fazer um exercício individual é ler um trecho, pode ser um parágrafo, de revista, livro ou jornal e praticar diferentes alternativas com a voz: altere velocidade, volume, espaços de tempo entre pontuação. Enfatize diferentes palavras a cada vez. Tente alterar o timbre, ora mais agudo, ora mais grave. Não é um exercício fácil, mas você pode se surpreender com a experiência.