“VOCÊ FALA QUANDO ESTÁ SOZINHO?”
Quando éramos crianças, muitas vezes falávamos sozinhos ou expressávamos oralmente muito dos nossos pensamentos. Isto é conhecido como “Discurso Privado”, e é um elemento essencial no nosso processo de crescimento e amadurecimento. Conforme crescemos e amadurecemos, o processo de pensamento é separado da fala e se internaliza.
Porque falamos sozinhos?
A necessidade de falar sozinho nunca desaparece. Na verdade, o discurso privado pode surgir naqueles momentos da vida em que temos que lidar com atividades que são muito duras ou desconhecidas. A nível psíquico, isso representa um discurso muito rico para adquirirmos novas habilidades e superarmos alguns desafios.
Falar sozinho não significa que você está com algum problema. Esta prática pode até ser benéfica se você souber tirar proveito dela.
Falar sozinho não só alivia a solidão, mas também o deixa mais esperto. Este hábito ajuda a clarear seus pensamentos, tomar decisões ou reafirmar as que você já tomou. Mas tenha em mente apenas uma coisa, falar sozinho só é benéfico se você falar com respeito.
Infelizmente algumas pessoas são autocríticas e se maltratam. Dizem coisas como: ”você deveria ter percebido isso antes que…” ou “ você deveria ter feito isso ou aquilo…”
Falar dessa forma é pior que o silêncio, pois você está agredindo a você mesmo e diminuindo a sua autoestima. Então se este é o seu estilo, faça um esforço para parar com isso imediatamente. Você deve falar como se você fosse o seu melhor amigo, analisar criticamente os seus sentimentos e atitudes para remodelar a realidade e não se culpar ou criticar-se a ponto de paralisar os seus movimentos.