Comandantes, gestores e representantes do sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta quinta-feira (26), na Reitoria da UERN, em Mossoró, a segunda reunião anual do Comitê Estratégico do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP). O evento faz parte da agenda de instalação do Governo do Estado no município. Entre as pautas discutidas na reunião tiveram destaque os investimentos feitos na área da segurança pública, como a entrega de novas viaturas, armas e equipamentos de tecnologia para fortalecimento das ações contra criminalidade e a apresentação de dados estatísticos que demonstraram a redução nos índices de violência e criminalidade.
A reunião começou logo após a solenidade de instalação do Governo do Estado em Mossoró. Na atual gestão, esta é a quarta vez que a sede do Executivo estadual é transferida de Natal para Mossoró. Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da covid, não foi possível realizar a mudança. O encontro foi presidido pela governadora, professora Fátima Bezerra, com apresentação coordenada pelo secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.
Os investimentos para as forças de segurança pública, totalizando R$ 244 milhões, são resultados de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual. o governo ultrapassa a marca de 600 viaturas entregues na gestão e outro importante destaque para fortalecer ainda mais o serviço prestado pelos agentes de segurança foi a recente entrega do novo sistema de videomonitoramento, que será gerenciado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).
Segundo do Brasil e primeiro do Nordeste
Ao longo da reunião, após tratar dos investimentos na área da segurança, o coronel Araújo apresentou à governadora os resultados obtidos pela segurança pública no Rio Grande do Norte desde o início da atual gestão. Dados estatísticos demonstraram a redução nos índices de violência e criminalidade, com destaque para relatórios nacionais realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicado no Atlas da Violência 2024; pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2024 e pela Tendências Consultoria Econômica, uma das mais renomadas consultorias econômicas do país, em seu relatório mais atualizado.
Segundo o Atlas da Violência, do IPEA, o RN foi um dos estados que mais reduziu os índices de homicídios entre os anos de 2017 e 2022, ficando na segunda posição. No Anuário do FBSG, o RN aparece como o primeiro do Nordeste e também o segundo do Brasil com maior redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no período de 2022 a 2023.
Já o relatório Tendências, coloca o RN em nono lugar no país no ranking dos estados com melhores indicadores de segurança pública de um modo geral, alisando, além da redução dos assassinatos, também queda nos crimes de roubos e furtos.