Em uma reunião marcada por debates importantes, a Comissão de Administração da Assembleia Legislativa se concentrou em três projetos de lei de autoria do Governo do Estado, apesar de ter nove matérias pautadas para votação. Sob a presidência do deputado Luiz Eduardo (SDD), os membros da comissão, incluindo Taveira Júnior (União), Francisco do PT e Ubaldo Fernandes (PSDB), aprovaram por unanimidade a alteração na denominação do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP).
Com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), os deputados também discutiram um projeto de lei complementar que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do pessoal administrativo da Secretaria Estadual de Educação. Essa proposta será reavaliada em uma reunião extraordinária agendada para a próxima quinta-feira (11), quando o Governo do Estado deve apresentar um pedido de urgência sobre a situação fiscal do Estado.
Outro tema em pauta foi o projeto de lei que autoriza o Estado a prestar contragarantia à União em uma operação de crédito interno entre a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e a Caixa Econômica. O presidente da Caern, Sérgio Eduardo Rodrigues, participou da reunião e explicou que, devido a uma alteração na portaria do Ministério das Cidades, a responsabilidade pela operação foi transferida para a própria companhia.
“Dessa forma, pode ser que a operação nem precise passar pela Assembleia, já que não haverá necessidade de contragarantia”, afirmou Sérgio Rodrigues, se colocando à disposição dos deputados para continuar a discussão. A operação, segundo o representante da Caern, beneficiará a zona Norte de Natal, que abriga uma população de 275 mil habitantes.
A reunião evidenciou a importância do diálogo entre os representantes do governo e da sociedade, em busca de soluções que atendam às necessidades da população potiguar.