A chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi acompanhada de militância, que lotou o saguão do terminal. Ao lado de Rogério Marinho, presidente do PL no RN, ele foi recepcionado, além dos apoiadores, por lideranças do Estado. O ex-presidente desembarcou por volta de 11h30 desta quinta-feira, 15, para cumprir no Rio Grande do Norte os últimos compromissos de pré-campanha do PL. Ele permanece no Estado hoje, 16, dia em que começa, oficialmente, pela legislação, a campanha eleitoral. Bolsonaro estreia a campanha do partido no território potiguar.
Com estrutura e banda de música para receber o ex-presidente, a saída de Bolsonaro do aeroporto rumo à Natal, bem como os compromissos subsequentes, foram acompanhados por Rogério Marinho; pelo deputado federal General Girão (PL); pelos candidatos Paulinho Freire (UB) e Joanna Guerra (Republicanos), de Natal, e Salatiel de Souza (PL), de Parnamirim; deputados estaduais Coronel Azevedo (PL), Tomba Faria (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB) e Terezinha Maia (PL); ex-deputado Subtenente Eliabe (PL); o presidente da Câmara Municipal de Natal, Ériko Jácome (PP); além de outras autoridades e demais vereadores que apoiam o projeto do partido.
Um dos pontos inusitados neste primeiro dia de compromissos foi o almoço, fora da agenda, no restaurante Camarões, no Shopping Midway Mall. O ex-presidente causou tumulto no local. Acompanhado pela militância, os arredores do restaurante ficaram lotados. Na saída, Bolsonaro percorreu os corredores do shopping cumprimentando e tirando fotos com seus apoiadores.
De lá, ele seguiu para o evento para filiados e apoiadores, no Hotel Holliday Inn, durante a tarde, em Natal. O evento foi uma espécie de “palavra de ordem” aos apoiadores do bolsonarismo no RN. A liderança norteou o que deverão ser os discursos de campanha para os candidatos do PL no Estado.
A agenda de dois dias do ex-presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte promete, segundo Marinho, ser um modelo a replicar. A programação inclui, ainda, Parnamirim, Extremoz, Natal e Mossoró.
Hoje, 16, a programação inicia a “Abertura da Campanha Nacional para as eleições 2024 no RN”.
Às 8h, o ex-presidente visita Extremoz, onde fará o hasteamento da bandeira nacional e comício no bairro Jardins de Extremoz, com a prefeita Jussara Sales (PL), candidata à reeleição.
Às 9h30, Bolsonaro participa de evento político no bairro da Redinha (ao lado do Mercado), em Natal, para anunciar apoio à candidatura de Paulinho Freire. Às 11h30, segue para Parnamirim, onde dará início à campanha de Salatiel de Souza. Nesta agenda, a concentração para a motociata deve acontecer ao lado do Parque Aristófanes Fernandes, de onde o presidente vai circular pelas principais avenidas e bairros da cidade até chegar ao palco principal montado na Cohabinal para realização de comício.
Às 13h, a agenda segue rumo à região Oeste pela BR-304, com o “Rota 22 com Bolsonaro”, em carreata e motociata, que seguem com destino a Mossoró, com paradas programadas em Macaíba, às 13h30, Santa Maria, às 14h30, Lajes, às 16h e Assu, às 17h30. A chegada em Mossoró, programada para às 19h, será recebida pelo candidato a prefeito do município Genivan Vale (PL), para ato de início de campanha com a tradicional descida do Alto de São Manoel e encerramento com comício em frente ao Banco Bradesco.