Com a aproximação da Black Friday, o comércio de Natal e do Rio Grande do Norte se prepara para mais uma temporada de vendas aquecidas, com expectativas de crescimento. A confiança dos lojistas está em alta, especialmente após um desempenho positivo em 2023. Segundo dados da Cielo, em parceria com a Expertise, no estado do Rio Grande do Norte, o aumento das vendas foi de impressionantes 11,1%, um dos maiores do Nordeste, atrás apenas do estado do Piauí, que foi de 11,6%
Os números impulsionam ainda mais a confiança dos comerciantes, que esperam um crescimento de 10% a 20% nas vendas deste ano. A data, que tradicionalmente aquece o comércio, representa uma excelente oportunidade para girar o estoque e aquecer as vendas de fim de ano.
A previsão é de que as promoções e os descontos atraiam consumidores em busca de boas ofertas, o que ajuda a movimentar o setor e impulsionar o consumo. “A Black Friday já se firmou com uma importante data comercial. Tanto os lojistas quanto os consumidores ficam ansiosos para o período. Os resultados dependem de alguns fatores importantes, tais como: descontos reais, produtos que sejam de fato do interesse do consumidor, bom atendimento em loja e no virtual, além de entrega rápida e segura” afirmou o presidente José Lucena.
Para muitos lojistas, o planejamento começa três meses antes da Black Friday. A expectativa é de que as formas de pagamento mais populares sejam o PIX e o cartão de crédito, com destaque para a conveniência e agilidade que essas opções oferecem ao consumidor.
O levantamento da Expertise abordou também o comportamento do consumidor sobre locais de compras. Eles têm utilizado cada vez mais o digital como ferramenta de informação sobre os produtos, e optando pelas lojas físicas como local de compra. O aplicativo Watts App surge como a principal plataforma de vendas/ compra online, seguido pelas redes sociais, que continuam sendo canais essenciais para a promoção das ofertas e interação com o público.
Apesar do crescimento do e-commerce, os comerciantes ainda veem a loja física como o “coração” da venda. A experiência presencial continua a ser um diferencial importante para atrair e fidelizar clientes, enquanto o digital é cada vez mais encarado como um canal de divulgação e alcance de novos consumidores.