Com um índice de renovação de 33,33% em sua nova composição, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) dará posse aos 24 deputados estaduais eleitos para a 63ª legislatura nesta quinta-feira (2). Entre os oito “novatos” e os 16 reeleitos, o objetivo é trabalhar unidos, independente de questões ideológicas e partidárias, para ajudar no processo de crescimento socioeconômico do Estado, empreitada que vem sendo o mote das ações desenvolvidas pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), como ela própria anunciou na posse de seu secretariado, no último dia 20.
Entre os deputados estaduais que tomarão posse neste dia 2 de fevereiro, dez são filiados ao PSDB, que terá a maior bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Já as legendas PT, PV e PL conseguiram três postos cada uma, seguida pelo Solidariedade (SDD) e o PV, com duas cadeiras cada. Já o MDB conquistou um posto apenas.
O mais novo a assumir a nova legislatura é Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Nascido em 11 de outubro de 1984, ele entra na Assembleia com 38 anos de idade. Já o mais velho é o veterano José Dias, com atuais 83 anos. Nascido em 7 de abril de 1939, ele foi reeleito para o seu 10º mandato consecutivo.
Entre os oito novatos, temos: Adjuto Dias (MDB); Divaneide Basílio (PT); Ivanilson Oliveira (União Brasil); Luiz Eduardo (SDD); Neilton Diógenes (PL); Taveira Jr. (União Brasil), Terezinha Maia (PL) e Dr. Kerginaldo Jacome (PSDB).
Já entre os reeleitos, tomam posse: Coronel Azevedo (PL); Cristiane Dantas (SDD); Dr. Bernardo Amorim (PSDB); Eudiane Macedo (PV); Ezequiel Ferreira (PSDB); Francisco do PT; Galeno Torquato (PSDB); George Soares (PV); Gustavo Carvalho (PSDB); Hermano Morais (PV); Isolda Dantas (PT); José Dias (PSDB); Kleber Rodrigues (PSDB); Nelter Queiroz (PSDB) e Tomba Farias (PSDB).
ELEIÇÃO BIÊNIO 2023-2024
A eleição para a definição da diretoria para o biênio 2023-2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será realizada após a assinatura do termo de posse pelos parlamentares, que terão que escolher quais os parlamentares que ocuparão os cargos de presidente; primeiro e segundo vice-presidentes; primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
Todos devem prestar o compromisso regimental em pé, e depois, fazer o juramento de compromisso com o Estado e seu povo e assinar seu termo de posse. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, no perfil oficial da Casa no Instagram, o @assembleiarn e pelo site www.al.rn.gov.br.