Registrados mais de 1 milhão de casos apenas neste ano e sob a ameaça de o Brasil viver uma das piores epidemias da doença de sua história, o Ministério da Saúde, com a participação de estados e municípios, realiza uma mobilização apelidada de “Dia D” para combater focos da doença.
A iniciativa busca orientar a população brasileira sobre as ações de prevenção e a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo a pasta, 75% dos criadouros estão dentro das casas, em locais como vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus ou garrafas.
Engajamento
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da ação no município de Serra, no Espírito Santo. Na quarta-feira (28/2), durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ela pediu o engajamento dos governos estaduais e municipais no projeto. “As ações são principalmente em relação ao controle dos pontos de mosquito, com visitas dos agentes de saúde às casas. Mas, também, atenção para os sinais de alerta, de orientação à população”, detalhou.
Fonte: Metrópoles