RN TERÁ CLUSTER NAVAL
O Cluster Naval do RN – que será o primeiro da região Nordeste e o terceiro do país e vai funcionar nas instalações da Casa da Indústria, sede da FIERN. Será um ambiente para promover o desenvolvimento da economia do mar, na qual o estado tem potenciais notáveis, mas que, atualmente, não conta com uma instituição dedicada exclusivamente a articular empresas, entidades e órgãos públicos que atuam nessa área.
Um cluster funciona como uma associação, um ambiente de negócio, articulado com diversas empresas, instituições e entidades associadas e parcerias, que promovem o arranjo produtivo para assegurar cadeias produtivas em crescimento. O Cluster vai contribuir para que diversas potencialidades econômicas possam ser mais bem aproveitadas e levar a um crescimento, com geração de oportunidades, atraindo novos investimentos. Com esse cluster em funcionamento, o Rio Grande do Norte vai navegar de forma articulada para o desenvolvimento sustentável da economia do mar potiguar.
O Sistema FIERN, o SENAI-RN e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), da Marinha – principal referência em engenharia estratégica no Brasil – assinaram acordo de cooperação para atuação conjunta em projetos voltados à “economia do mar”.
Segundo o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, “O Cluster Naval será uma iniciativa em defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Esse Cluster deve impulsionar a economia do mar no Estado, que algumas vezes é citada, mas pouco discutida com a profundidade de detalhamento técnico e nível de conhecimento necessário”.
“A intenção é agregar empresas e instituições nas discussões e iniciativas para garantir que haverá o crescimento em um segmento econômico que é tão importante para o Rio Grande do Norte e até mesmo para o Nordeste”, acrescenta Amaro Sales.
PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO
O empregador não tem a opção de não fazer o pagamento. O valor do salário extra pode ser pago em uma única vez, até o fim do mês de novembro, ou em duas parcelas, divididas entre novembro e dezembro.
O último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário é dia 30, próxima quarta feira. Todos os trabalhadores com carteira assinada em regime de CLT, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS têm direito ao pagamento.
TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Com atuação inicial em Santa Catarina, a ENGETEC é uma empresa especializada em desenvolvimento de técnicas e estudos para alcançar maior eficiência na Contribuição da Iluminação Pública e já tem trabalhos efetivos em Prefeituras do Rio Grande do Norte e Pernambuco, possibilitando que entes municipais recuperem recursos financeiros oriundos da TIP/COSIP junto a concessionária de energia em seus respectivos estados. O corpo técnico da ENGETEC é composto por especialistas em Consultoria para Entes Públicos há mais de 20 anos, oferecendo soluções tecnológicas confiáveis e inovadoras.