A fabricante de produtos de higiene pessoal Colgate suspendeu a distribuição de um de seus cremes dentais em todo o Brasil. A decisão foi tomada após consumidores relatarem reações adversas, como lesões bucais, sensação de queimação e inchaço nos lábios. A interrupção do envio do produto para as lojas ocorreu no final de março.
Em nota, a empresa afirmou que o produto não apresenta “problemas de qualidade” e que a medida foi um incentivo para aprofundar uma investigação sobre os “níveis de aromatizante” na fórmula, em um diálogo com os consumidores e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A posição da empresa, no entanto, contrasta com uma apuração anterior da Anvisa. Em resolução que suspendeu lotes do produto, a agência reguladora destacou que uma das causas prováveis para as reações seria a presença do componente fluoreto de estanho na composição do creme dental.
Segundo a Anvisa, os principais efeitos adversos relatados pelos consumidores incluem:
- Lesões na boca
- Sensações dolorosas
- Sensação de queimação ou ardência
- Inflamação na gengiva
- Edema (inchaço) nos lábios
O que fazer?
A empresa recomendou que, caso o consumidor perceba qualquer tipo de desconforto, suspenda o uso imediatamente e procure um dentista. A orientação é válida mesmo para os consumidores que já possuem o produto em casa, uma vez que a distribuição foi interrompida, mas os lotes anteriores continuam no mercado.
Os canais de atendimento disponibilizados pela fabricante para dúvidas ou relatos são:
- Site: https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us#
- WhatsApp: +55 11 972768642
*Com informações Agência Brasil