Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Natal, Paulinho Freire, recebeu os idealizadores do projeto Arboriza Natal, Robério Paulino e Vania Alberton, para discutir as próximas etapas do programa que visa a arborização da cidade. O encontro teve como foco a definição de ações para o plantio de 50 mil árvores até o início de 2026, com o objetivo de promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida urbana e contribuir para o conforto climático e estético da capital potiguar.
O Arboriza Natal objetiva a conscientização ambiental por meio da produção, orientação, distribuição e plantio de mudas, buscando contribuir efetivamente para o bem-estar da população, da fauna e da flora.
Além do impacto ambiental, o projeto também tem um forte viés educativo, incentivando a população a compreender a importância da arborização para a qualidade de vida urbana. O envolvimento de escolas, universidades e moradores será essencial para garantir o sucesso da iniciativa, promovendo não apenas o plantio, mas também a preservação e o cuidado com as árvores ao longo dos anos.
“A ideia é plantar até 200 mil árvores nos próximos quatro anos em Natal. Para o próximo ano, queremos 10 jardineiros em motos com carrocinhas plantando 2.500 árvores por semana na cidade”, destacou Robério Paulino.
Além do plantio, a iniciativa prevê o acompanhamento e a manutenção das mudas para garantir que elas cresçam de forma saudável. A implementação de tecnologias para monitoramento, bem como a parceria com as instituições de ensino, fortalecerá a efetividade do projeto.