A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um balanço do primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6). O segundo turno será realizado em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, a segunda etapa da votação poderia ocorrer em 103 municípios.
“O Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados e municípios, os eleitos”, afirmou a ministra em coletiva de imprensa na noite de hoje (6).
De acordo com dados do TSE, 15 capitais terão segundo turno para a disputa para prefeito. Em 11 capitais, a disputa para o comando das prefeituras foi resolvido no primeiro turno. Confira a lista de capitais com 2° turno nas Eleições 2024:
1- Manaus (AM): David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto
2 – Aracaju (SE): Emilia Correa (PL) e Luiz Roberto (PDT)
3 – Belém (PA): Igor (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL)
4 – Belo Horizonte (MG): Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD)
5 – Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União)
6 – Cuiabá (MT): Abilio (PL) e Lúdio (PT)
7 – Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB)
8 – Goiânia (GO): Fred Rodrigues (PL) e Mabel (União)
9 – Fortaleza (CE): André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
10 – João Pessoa (PB): Cicero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL)
11 – Natal (RN): Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
12 – Palmas (TO): Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (Podemos)
13 – Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT)
14 – Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos)
15 – São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
Abstenção
Conforme dos dados do tribunal, a abstenção dos eleitores foi de 21,71%. Para Cármen Lúcia, o número mostra que medidas devem ser tomadas para estimular o eleitor a votar.
Apuração
O TSE também informou que o primeiro resultado da eleição ocorreu às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC). Às 19h10, a Paraíba foi o primeiro estado a concluir a apuração. Por volta das 21h, 97% das urnas de todo o país estavam apuradas.
Compra de votos
Sobre o volume de apreensões de dinheiro vivo durante a campanha eleitoral, a presidente do TSE disse que é necessário um aprimoramento institucional para não permitir que os ilícitos prevaleçam.
Segundo a Polícia Federal, cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos durante a campanha do primeiro turno. Há suspeita de compra de votos.
“É preciso que esses inquéritos terminem, o Ministério Púbico atue e nós termos a judicialização com o estudo sobre esses para casos para que se tenha um tratamento adequado”, completou.
Com informações do Agência Brasil