“Chegou a hora da Câmara Municipal de Natal ter a primeira mulher trans da história”, afirmou a vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta, ao confirmar que colocou seu nome à disposição do PSB como pré-candidata à vereadora da Capital nas eleições municipais de 2024. Primeira mulher trans a ser eleita vereadora no Rio Grande do Norte, em 2020, a parlamentar foi candidata a deputada federal no pleito do ano passado, quando recebeu mais de 40,5 mil votos, sendo quase 14,9 mil somente entre o eleitorado natalense.
“Coloco meu nome à disposição do PSB como pré-candidata a vereadora de Natal, estamos numa construção e sigo ouvindo as pessoas, incansavelmente. Eu pego o exemplo do que aconteceu na Câmara de Natal, que uma vereadora disse: ‘uma bolsa para uma pessoa trans de R$ 600’ ao falar sobre o programa Transcidadania, é como se uma pessoa trans não merecesse receber uma bolsa como essa. A gente sabe o quão difícil é e fica se perguntando, ‘e se tivesse uma mulher trans ali, uma vereadora trans?”, disse, em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaísa Galvão.
Thabatta afirmou que será candidata pelo PSB, mas que pode avaliar uma eventual troca de partido para uma legenda com maior peso político e capilaridade, se for necessário. “Depende da nominata, né. Todo mundo dizia: ‘Mulher, se você fosse deputada estadual, você teria entrado’.
Mas eu não sei se eu teria a mesma quantidade de votos. É outro tipo de campanha e os deputados estaduais que tinham no partido não tiveram tantos votos expressivos. Eu não teria o mesmo nome que eu tenho hoje se, por exemplo, tivesse sido candidata a estadual e não tivesse entrado”.
E continuou: “Como (candidata a) deputada federal, tive tantos votos e hoje, as pessoas me enxergam de outra forma. A gente continua lutando, seja em Natal, no interior ou em Brasília, pois mês que vem vamos tratar sobre questões da Capital e do nosso Estado. Eu continuo assim ativamente e pronta para mudar a história da política do meu Estado, de Natal e do meu interior, lutando pela interiorização das políticas públicas e precisamos cada vez mais nos enxergarmos nesses locais”.
MAIOR REPRESENTAÇÃO FEMININA
A parlamentar falou também sobre a necessidade de termos uma maior representatividade feminina, trans ou cisgênero, nas casas legislativas municipais e estaduais e que, “se levanta muito que fulana foi a primeira mulher trans, mas a gente quer muitas outras ocupando esse lugar. As mulheres não estão ocupando esses espaços e a gente quer olhar para uma assembleia, uma câmara e dizer assim: ‘essa mulher me representa’. Não é porque ela é igual a mim, mas ela está representando tanta gente, meu filho com deficiência, meu filho autista, ela sabe o direito dele, de verdade”.
Ela disse que sonha em, um dia, ocupar um cargo no executivo, mas somente após lutar pelos direitos das pessoas no legislativo. “O povo acha que nós estamos vivendo já a campanha do ano que vem, né? Todo mundo fica se perguntando, porque disseram que eu ia ser vice de Natália (Bonavides) em Natal, depois disseram que eu ia ser candidata à prefeita em Carnaúba dos Dantas. Eu sonho em chegar ao executivo, mais depois de ter lutado e feito tudo pelas pessoas”.
“Eu quero cuidar das pessoas, preciso cuidar das minhas irmãs, preciso cuidar das pessoas como eu, porque eu não quero que existam mais números, eu não quero que nós sejamos mais o país que mais mata pessoas trans, eu não quero que Stéphanes, Raikas, tantas meninas trans de Natal que morreram e tantos outros lugares passem por isso por ser assim. Eu quero mudar essa realidade, eu quero mudar a realidade das famílias atípicas de pessoas com deficiência que passam pelo que passamos diariamente, de chegar num lugar que o povo acha assim”, falou.
RAFAEL MOTTA
Thabatta Pimenta ainda expressou sua gratidão e admiração ao ex-deputado federal Rafael Motta, presidente estadual do PSB, que incluiu o nome dela na nominata para o cargo de federal, nas eleições gerais de 2022. “Eu só posso falar o quão ele incrível foi para mim e ainda é. Rafael é a pessoa que me deu a mão mesmo e sou muito grata a ele”.