O desempenho imaculado do jornalista é uma missão; manter um jornal impresso em circulação é um desafio.
E é exatamente isso que vem correndo com o nosso DIÁRIO DO RN, que em menos de 3 anos de funcionamento atingiu a sua 500ª edição, com o desempenho eficiente de toda a equipe, mas também com todas as dificuldades que o mercado proporciona.
Desde o seu nascimento, há quase três anos, manter a chama acessa de fazer circular um jornal impresso consideramos uma ousadia que começava a ser vivenciada em meados de 2022 e tem se constituído um imensurável desafio a sua permanência com a aceitação do leitor.
O surgimento das redes sociais, os jornais eletrônicos chegaram a abalar a tiragem e circulação do jornal de papel. Muitos até fecharam suas gráficas e deixaram de circular, mas quem achava que o impresso estava desaparecendo, agora pode ter a certeza de que a sua existência ainda terá duração, se analisados os dados colhidos pelos grandes veículos da imprensa nacional, tais como os jornais Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo, O Globo, Valor, Correio Braziliense, entre outros, que cresceram suas tiragens entre 2015 e 2024.
O Estadão, por exemplo imprimia apenas 71.146 jornais em 2015, cresceu a sua tiragem, em 2023, para 193.353 e no passado registrou a tiragem de 389.466 exemplares. Já a Folha de São Paulo saiu de uma tiragem de 134.895, em 2015, jornais impressos para 813.115 exemplares, em 2024 e, por sua vez, O Globo que imprimia 120.649 jornais/dia em 2015, passou a imprimir diariamente 362.102, enquanto o Correio Braziliense cresceu 114,0% em sua tiragem, saindo de 18.516, impressos/dia em 2015 para 33.755 jornais/dia, a partir do ano passado.
Evidentemente, todos os grandes jornais se modernizaram acompanhando também o ritmo de crescimento do número de leitores das redes sociais. E esse também é o que estamos projetando para o nosso maior crescimento após alcançar essa consolidação do papel desempenho pelo DIÁRIO DO RN impresso, devemos elastecer gradativamente a nossa presença nas redes sociais, chegando com a informação precisa em todos os recantos alcançados pelos mais modernos meios de alcançar maior número de leitores.
Neste momento em que alcançamos a edição impressa de número 500, aqui ficam os nossos agradecimentos a todos os estagiários e profissionais que acreditaram e se envolveram nesse empreendimento emprestando ao jornal os seus talentos através de suas diagramações, colunas e reportagens especializadas; aos nossos anunciantes que acreditam na força e na credibilidade do veículo; e especialmente aos nossos leitores, razão maior da nossa atuação, que nos acompanham com suas leituras e formam suas opiniões através da imparcialidade exercida pelo que pautamos e escrevemos.
Vitória! Alcançamos um grande feito. Chegamos à edição de número 500, quando muitos duvidaram que emplacaríamos os 50 números, mas ainda temos muitos caminhos a percorrer para alcançar novas conquistas.