O varejo brasileiro foi tema de evento promovido pela Fecomércio RN e do grupo Lide RN, nesta terça-feira (15), no Hotel Senac Barreira Roxa. O Fórum de Varejo e Marketing reuniu mais de 150 empreendedores e dirigentes empresariais do Rio Grande do Norte que conheceram o atual cenário do varejo brasileiro e as perspectivas para o segmento apresentado pelo especialista em varejo, franquias, e-commerce e shopping centers, Marcos Gouvêa.
Na sua análise, Gouvêa prevê um bom segundo semestre para o varejo. “Há uma previsão de redução nas taxas de juros, recuperação do emprego e renda, e a redução da inadimplência, gerando uma confiança maior nos consumidores. Se tudo isso se concretizar, teremos um segundo semestre favorável”, comentou o especialista.
Marcos Gouvêa ainda aponta que acontecimentos externos, como inflação na Europa, Estados Unidos, a guerra entre Rússia e Ucrânia também atrapalharam o rendimento do varejo brasileiro, mas agora estão estáveis.
Sobre o uso da tecnologia no comércio, o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, que representou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, no evento, falou sobre as ações da entidade e apresentou os cursos oferecidos pela instituição com o uso da Inteligência Artificial aplicada aos negócios.