“Momento de muita emoção e alegria ver o presidente Lula ser diplomado pela terceira vez, sendo esta diplomação, sem dúvida, a mais decisiva da história democrática brasileira. Foi um momento de renovar a confiança no processo de reconstrução do Brasil, que agora volta aos trilhos da democracia, da retomada do crescimento, da geração de emprego e renda e da inclusão social. Foi também uma celebração da democracia, com respeito às instituições e a soberania popular”, definiu a governadora Fátima Bezerra (PT), ao comentar a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB) nesta segunda-feira (12), durante cerimônia para convidados no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
A gestora, que estava acompanhada do vice-governador eleito Walter Alves (MDB) e diversos políticos potiguares que participaram do evento, destacou que a eleição de Lula atendeu à vontade do povo brasileiro. “O presidente Lula, que por tantas vezes foi acusado de não ter um diploma superior, hoje, está sendo diplomado pela terceira vez como presidente da República. É histórico, emocionante. Esse diploma […] é de uma parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país”, festejou Fátima.
“Momento de renovar a confiança no processo de reconstrução do Brasil, que agora volta aos trilhos da democracia, da retomada do crescimento, da geração de emprego e renda e da inclusão social”
Fátima Bezerra
governadora/RN
A vitória da democracia também foi apontada pelo senador Jean Paul Prates (PT), que se despedirá do Senado Federal no próximo mês. “Foram anos de muita resistência e luta, mas chegou o momento de coroar todo o trabalho que empenhamos na construção desse projeto de país de esperança e renovação com Lula presidente. A diplomação valida a vitória democrática, com respeito às nossas instituições, e garante o resultado histórico nas urnas”, afirmou.
Jean Paul Prates também destacou que, com a chegada do novo governo federal, “o tempo do negacionismo ambiental acabou. O Brasil do presidente Lula será um país com construção de políticas ambientais que nos transformarão em modelo internacional”, afirmou.
A deputada federal Natália Bonavides (PT) afirmou que a eleição de Lula, pela terceira vez, é “um marco na defesa da democracia em nosso país”. Única mulher eleita para representar o Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados a partir de 2023, ela se emocionou com o discurso do presidente eleito “ao lembrar de toda perseguição que sofreu e hoje, está de cabeça erguida sendo diplomado presidente da República”, destacou.
OPOSIÇÃO
“O ressentimento e ódio de quem foi diplomado, mostra o que vem pela frente: estaremos no parlamento prontos para defender nosso legado e o povo brasileiro. Lula chora em diplomação, lembra Curitiba e diz que Bolsonaro cometeu crime eleitoral”, escreveu o senador eleito Rogério Marinho (PL), em uma rede social, ao comentar a diplomação de Lula, que derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições deste ano.
Parlamentar da base do presidente na Câmara, o deputado federal General Girão (PL) lamentou a diplomação de Lula nesta terça. “Mundialmente, envergonham o nosso país. Diplomaram um ex-presidiário, graças à parcialidade do Judiciário. Porém, não conseguiram diplomar a idoneidade, a lisura, a ficha limpa, a moralidade, a ética e o nacionalismo de quem entoa com amor o hino da sua nação. Esses, não constavam na cerimônia”, afirmou.