Por Emanuel Lacerda
O caso da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, que ocorreu na última quarta-feira (14), vem movimentando a imprensa local e também nacional. Com isso, muitos profissionais se deslocaram para o município para fazer a cobertura do caso durante as buscas, outros acompanham à distância, todos com o mesmo intuito de manter o país informado sobre o caso inédito no sistema penitenciário federal brasileiro. Em meio à situação caótica, uma outra história escapa ao olhar do grande público: dois jornalistas potiguares que atuam nessa cobertura, além de colegas de profissão, são parceiros de vida.
Juntos há quase cinco anos, o casal de jornalistas Julia Galvão, repórter da Band RN, e Ayrton Freire, da InterTV Cabugi, estão trabalhando pela primeira vez de forma simultânea em uma cobertura nacional. Os dois se conheceram quando ambos trabalhavam na TV Tropical – Record Natal – ele como jornalista recém-formado e ela como estagiária. Foi lá que o namoro deslanchou e eles moram juntos desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, Julia Galvão declarou que a cobertura tem sido desafiadora, com jornadas longas e imprevisíveis. Ayrton está em Mossoró desde o segundo dia da fuga, acompanhando de perto o processo de investigação, enquanto Julia continua trabalhando em Natal. Ambos estão produzindo matérias e links ao vivo para os jornais nacionais de suas respectivas emissoras.
“Estamos trabalhando manhã, tarde e noite. Às vezes, sem hora para almoçar ou jantar. E se para um já é difícil, imagina para dois. Mas o fato de termos a mesma profissão faz com que a gente entenda muito o papel de cada um. Como profissionais, é um orgulho imenso que sentimos um do outro. Independente de emissora, torcemos pelo crescimento de cada um”, declarou Julia.
Ela declarou ainda que apesar de se falarem diariamente, a saudade é grande. “Sempre que temos um dia difícil no trabalho, temos a certeza que vamos chegar em casa e vamos poder desabafar com alguém que vai entender. Esses dias não estamos tendo isso. Mas no fim do dia, mesmo cansados, conversamos por ligação e até debatemos as notícias. A gente se ajuda muito nesse sentido”, acrescentou.
Embora ambos estejam imersos na cobertura intensa, eles procuram preservar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, reservando momentos para desligar-se das demandas da profissão e viver os momentos especiais de um casal apaixonado. No fim de semana, Ayrton postou nas redes sociais uma demonstração de amor e carinho por parte de Julia que mandou roupas limpas e os doces preferidos do amado (paçoca e um chocolate serenata de amor), uma forma de manter a conexão, apesar da distância.

