O XXI Fórum do Diagnóstico Precoce, promovido pela Casa Durval Paiva, está marcado para 18 de março de 2026, das 8h às 13h. Seu foco é a divulgação de informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, sublinhando a importância do diagnóstico precoce. O Fórum destina-se a profissionais e estudantes da área da saúde e campos afins.
O evento terá uma nova sede: o auditório da própria instituição, localizado na Rua Professor Clementino Câmara, 234, no bairro Barro Vermelho, em Natal.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, também disponível na bio do Instagram da instituição (@casadurvalpaiva).
O Fórum integra o projeto “Qualificar para Salvar”, desenvolvido pela Casa Durval Paiva por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, e que atua nos municípios pertencentes à 5ª e à 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).
A iniciativa reforça que as chances de cura do câncer infantojuvenil podem chegar a 80% quando há diagnóstico precoce, pois, “no relógio da vida, cada segundo conta”.
A programação inclui palestras e mesas-redondas ministradas por profissionais renomados na área. Um dos destaques é a mesa-redonda sobre “Os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil”, que será conduzida pela médica Ana Eduvirges Carneiro de Oliveira em conjunto com o Dr. Amilcar Cardoso, chefe clínico do Hospital Boldrini/SP.
A programação inclui, ainda, uma palestra da enfermeira Rejane Leite de Souza Soares, que abordará o “Panorama do Câncer Infantojuvenil no Brasil”.
O evento será concluído com uma mesa redonda sobre “Cuidados Paliativos”, que contará com a participação das médicas Ana Edwvirgens e Annick Bougrand. Elas discutirão o funcionamento da regulação e os fluxos necessários para garantir um início rápido e eficiente do tratamento oncológico pediátrico.

