O Carnaval de Natal deste ano disponibilizou áreas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) nos polos de Petrópolis e Ponta Negra. O Espaço PcD foi pensado para garantir acessibilidade e proporcionar uma experiência mais confortável durante a folia.
Na sexta-feira (28), Rochele Elias aproveitou a estrutura ao lado do filho Alberto Barbalho, que é autista e tem um alto grau de suporte. “Esse espaço é muito bom e proporciona um carnaval inclusivo e eclético”, destacou.
Cada área tem 6m x 14m e está posicionada em frente ao palco principal, permitindo uma visão privilegiada dos shows. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas para Pessoas com Deficiência, com direito a um acompanhante, totalizando 100 pessoas em cada polo.
O coordenador de Estrutura da Funcarte, Irlan Albano, explicou que a medida busca tornar a festa mais acessível. “A área PcD tem sinalização e segurança exclusiva, garantindo mais conforto e inclusão para os foliões com deficiência”, afirmou.
Além dos espaços exclusivos, o palco de Ponta Negra recebeu uma rampa acessível para o músico Herbert Vianna, da banda Paralamas do Sucesso. No entanto, os demais polos do Carnaval não contam com essa estrutura devido a questões técnicas, como desníveis no terreno e palcos montados em áreas de areia.