Por Fernanda Sabino
O Carnatal 2025, considerado a maior micareta do Brasil, chega à 34ª edição entre os dias 5 e 7 de dezembro com a promessa de entregar uma das experiências mais completas e inovadoras de sua história. Realizado no Largo e na Arena das Dunas, o evento é produzido pela Clap Entretenimento, Vybbe e RB Entretenimento, reúne 16 atrações em 36 horas de festa e espera receber mais de 125 mil pessoas durante os três dias.
De acordo com a organização do evento, a edição marca uma virada tecnológica e estrutural, incorporando recursos inéditos de segurança e aprimorando a experiência do público. O acesso ao Camarote Skol passa a ser feito exclusivamente por reconhecimento facial; o monitoramento será ampliado com uso de inteligência artificial; e a revista reversa será implantada para coibir furtos, especialmente de celulares. Além disso, o evento reforça o compromisso socioambiental por meio de políticas de sustentabilidade e inclusão social, já consolidadas na gestão atual.
INOVAÇÕES

Ao comentar as mudanças implantadas nos últimos anos, o diretor da Clap Entretenimento/Carnatal, Felinto Filho destaca a aposta contínua em inovação para garantir segurança e o encantamento do público.
“A gente todo ano entende que entretenimento precisa ter um olhar, um casamento com o surpreendente. Previsibilidade não combina com entretenimento. Então, ano a ano vamos inserindo novos contextos e estabelecendo novos pontos de encantamento. Esse ano, por exemplo, o camarote [Skol] vai ser todo com reconhecimento facial. Isso dará mais segurança aos foliões, porque as pessoas não vão ter interesse de roubar ou trapacear, porque senão não acessam. Ao mesmo tempo, dá segurança para nós, produtores, que sabemos quem entrou, quando e como, mas sempre com respeito à Lei Geral de Proteção de Dados”, enfatiza.
O diretor também menciona que a tecnologia poderá auxiliar no reconhecimento de pessoas com pendências judiciais.
“No reconhecimento visual, no caso de uma pessoa que tem mandado em aberto, por exemplo, vai ser identificada, vai ser interceptada. Isso dá mais segurança. De cara, você sabe quem entra e oferece automaticamente mais segurança para quem está lá”, ressalta.
Uma das maiores preocupações do público durante a folia é a ocorrência de furtos durante grandes eventos. Para enfrentar o problema, o Carnatal 2025 vai adotar a revista reversa, mecanismo já utilizado em festivais de grande porte no país.
“O folião, ao sair do evento, de forma aleatória, será sorteado e, apresentando o celular, terá que digitar a senha para provar a propriedade. Porque nós sabemos que, muitas vezes, as pessoas ficam num evento tentando aproveitar o fato de outras exagerarem na bebida para furtarem celulares”, explica Felinto Filho.
O diretor também destaca o reforço no monitoramento interno e externo da Cidade Carnatal, combinando recursos humanos e tecnológicos.
“A monitoração de toda a Cidade Carnatal, ano a ano, vem sendo incrementada. Na área externa há um envolvimento da segurança pública como um todo. Na parte interna estamos aumentando o número de câmeras e aplicando inteligência artificial para ter ainda mais estrutura, controle, eficiência e segurança para o folião”, afirma.
SUSTENTABILIDADE E IMPACTO SOCIAL
Outro eixo fundamental do Carnatal 2025 é o fortalecimento das políticas de ESG. Desde o ano passado, a micareta conta com uma estrutura específica para ampliar ações de sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social.
“No ano passado, nós criamos um braço de ESG. Assumimos compromissos de energia renovável, compensatória, reaproveitamento das lonas, distribuição de alimentos e inclusão social com o Largo dos Reis, que esse ano vai triplicar de tamanho. Serão três vezes a quantidade de gente que, mediante a doação de dois quilos de alimento, terão acesso à mesma festa que qualquer pessoa em outro ambiente do Carnatal. É um processo irreversível e crescente, com senso de responsabilidade e prestação de serviço para a sociedade”, acrescenta.
EXPERIÊNCIAS INÉDITAS
A edição também aposta em novas ativações e produtos exclusivos dentro da Cidade Carnatal.
“Um outro ponto de encantamento que precisa ser registrado é a qualidade e intensidade das ativações desse ano. A Cidade Carnatal estará ainda mais bonita e intensa. O folião vai curtir vários produtos e experiências inéditas. Por exemplo, a marca nacional Bob’s vai lançar um sanduíche chamado Carnatal. Então, vamos ter muita coisa nova para consagrar o modelo do festival, com nível de encantamento dinâmico e interessante”, conclui o diretor.

