A corrida eleitoral para a sucessão na Prefeitura de Natal ainda não começou oficialmente, mas já promete ser uma das mais acirradas da história do município. Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-chefe do Executivo natalense por quatro mandatos e ex-candidato ao Senado Federal nas eleições deste ano, confirmou com exclusividade ao Diário do RN, nesta quinta-feira (22), que poderá disputar novamente o cargo de prefeito da Capital, em 2024.
Ao ser questionado se pensa em concorrer à Prefeitura de Natal, ele respondeu: “Sim, mas este é um assunto para ser tratado mais adiante”. Discreto sobre o tema, ele afirmou que não há nada discutido e definido oficialmente junto ao partido sobre sua pré-candidatura ao Palácio Felipe Camarão em 2024, por isso, não pode adiantar mais detalhes.
Para o ex-prefeito, a propositura de candidaturas ao pleito municipal não é um assunto para ser tratado de forma superficial e carece de entendimentos e discussões com autoridades e lideranças políticas aliadas, para as definições necessárias.
O fato é que o pedetista pode enfrentar uma das campanhas eleitorais mais acirradas de sua história política, uma vez que já há circulando nos bastidores da política potiguar pelo menos três nomes considerados fortes para concorrer à Prefeitura Municipal de Natal daqui a dois anos: a deputada federal Natália Bonavides (PT), o deputado federal eleito e presidente da Câmara Municipal de Natal Paulinho Freire (União Brasil) e o do comunicador Bruno Giovanni (sem partido), o BG.
Reeleita deputada federal com o maior número de votos do Rio Grande do Norte nas Eleições Gerais de 2022, com 157.565 votos, Natália revelou ao Diário do RN que se sente lisonjeada em ter seu nome projetado para a corrida eleitoral de 2024 e disse que o PT terá discussão interna para definir seus rumos no pleito. Já BG disse, durante seu programa na 96 FM, que não descarta a possibilidade de se candidatar a prefeito de Natal. “Se tiver viabilidade e capilaridade, por que não?”.
Pedetista desmente boatos de que concorreria em Parnamirim
Em conversa com a reportagem do Diário do RN, Carlos Eduardo Alves desmentiu a informação que circula nos bastidores políticos de que ele poderia vir a disputar a Prefeitura de Parnamirim, uma outra possibilidade para as eleições de 2024. O filho de Agnelo Alves, um dos ex-prefeitos mais famosos do terceiro maior colégio eleitoral do Estado, disse não saber de onde partiu esse assunto e afirmou, de forma categórica: “É fake news”.
MANDATOS ANTERIORES
Carlos Eduardo governou Natal por quatro vezes. Em 2000, foi eleito vice-prefeito junto com Wilma de Faria. Ele assumiu a Prefeitura Municipal em 2002 quando esta renunciou para concorrer ao governo do Rio Grande do Norte. Bem-avaliado, conseguiu se reeleger prefeito em 2004. Já nas eleições municipais de 2012, ele decidiu disputar novamente, sendo eleito. E, em 2016, foi novamente reeleito, governando Natal pela quarta vez até 2018, quando saiu para disputar o governo estadual contra Fátima Bezerra (PT), que saiu vitoriosa.