“A perspectiva é de compormos uma chapa para as eleições de 2024”, afirmou o pré-candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), ao confirmar a aliança com o, por ora, pré-candidato Paulinho Freire (União Brasil) para o pleito do próximo ano. O fato corrobora o que foi publicado pelo Diário do RN em 27 de outubro passado, com a matéria jornalística “Paulinho Freire desiste e União Brasil apoiará Carlos Eduardo em Natal”, que informou que o deputado federal havia desistido de concorrer à sucessão municipal para apoiar a candidatura do ex-prefeito, que tenta seu quinto mandato no Executivo natalense. Na ocasião, a vereadora Nina Souza (PDT) se apressou em desmentir a desistência do deputado, após afirmar que aceitaria ser vice de Carlos em 2024, caso fosse indicada pelo grupo político do marido.
Carlos Eduardo afirmou ao Diário do RN nesta terça-feira (5): “Eu e Paulinho seguimos conversando e estamos cada vez mais próximos e em sintonia. A perspectiva é de compormos uma chapa para as eleições de 2024. A ideia é de que isso seja definido mais para frente, após as conversas com os demais partidos que poderão compor a aliança”. Já para o Portal da 98, afirmou que, “a questão política com Paulinho Freire vai muito bem, obrigado. Temos conversado bastante, estamos afinados e vamos marchar juntos nas eleições do próximo ano e creio que articulação de outros partidos políticos”.
Ele confirmou que tem dialogado com vários partidos políticos para o pleito, mas descartou conversas sobre nomes para vice. “O momento é de diálogo com todos os partidos, inclusive o PSDB e PP municipais. Já com o União Brasil, as conversas estão em fase final para coligação, pela grande afinidade que os partidos estão tendo. Até o momento, não houve conversas sobre vice”, enfatizou.
O pré-candidato a prefeito de Natal destacou também que tem tido conversas com o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), da mesma forma que faz com as legendas citadas, visando a formação de uma aliança político-eleitoral que poderia ser vitoriosa já no primeiro turno das eleições municipais de 2024. “Mais do que isso, ainda não há nada. Apenas conversas entre os partidos”, garantiu o pessedista, sobre diálogos com o prefeito da Capital.
Questionado pelo Diário do RN sobre a informação que circulou ontem na imprensa potiguar, de que a vereadora Camila Araújo (União Brasil) teria sido indicada pela sigla comandada no Rio Grande do Norte pelo ex-senador José Agripino Maia para figurar como sua vice, Carlos Eduardo disse que ela é um bom nome, mas que não há nada definido sobre essa decisão. “A vereadora Camila Araújo é sim um dos nomes que podem compor a chapa, mas nada além disso até o momento”.
“fato ainda em construção”, DIZ AGRIPINO
Procurado pelo Diário do RN, José Agripino Maia afirmou que “as conversas sobre possíveis entendimentos (ainda) estão em curso. Elas poderão ou não conduzir a aproximação. Fato que ainda está em construção”. Questionado pela reportagem sobre o nome de Camila para vice de Carlos Eduardo, ele afirmou que as notícias relacionadas a isso são parte de um “festival de especulações” e assegurou que “o vice de Carlos Eduardo será escolha dele”.
Enquanto isso, a desistência de Paulinho Freire à disputa pela sucessão municipal e a decisão de apoiar Carlos Eduardo, seu ex-desafeto político, ficou clara com o comportamento do deputado em Brasília, durante a sessão solene em homenagem aos 424 anos de Natal, realizada pela Câmara dos Deputados nesta terça. No evento, o parlamentar, propositor da sessão, concedeu lugar de fala ao ex-prefeito, que se apressou em homenagear Paulinho, os homens presentes e as mulheres, em nome da vereadora Camila Araújo.
O fato foi interpretado por alguns setores políticos como um aceno de Carlos a Camila, mas foi rapidamente desmentido pelo pré-candidato do PSD e pelo presidente do União Brasil no RN, apontado por aliados, que pediram para não serem identificados na matéria, como a pessoa que dará a palavra final sobre o nome escolhido para vice de Carlos Eduardo.
Esses políticos afirmaram ainda que o prefeito Álvaro Dias havia procurado Carlos oferecendo seu apoio político-eleitoral, mas querendo a indicação do vice na chapa do ex-prefeito. No entanto, segundo os aliados do ex-gestor, Carlos Eduardo teria dito a Ãlvaro que aceitava o apoio, mas que a indicação do vice seria de José Agripino.
INÍCIO DAS CONVERSAS ENTRE PSD E UB
Os primeiros diálogos entre o PSD e o União Brasil teriam se iniciado em meados deste segundo semestre, quando Paulinho Freire e Carlos Eduardo se encontraram em reunião secreta na casa de José Agripino Maia, em outubro passado, quando ficou decidido que Paulinho não seria mais candidato e que a legenda apoiaria Carlos na disputa eleitoral.
Um dos motivos da desistência de Paulinho foi a “demora” de Álvaro Dias em apoiar o deputado e de se envolver com os primeiros passos da campanha eleitoral em Natal. O fator determinante foi o lançamento da candidatura da direita do PL pelo senador Rogério Marinho, tendo os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, representantes da extrema-direita bolsonarista, como pré-candidatos.
As fontes afirmaram ainda que a expectativa de Paulinho era que os partidos de direita (PL, PSDB e PP) optassem por seu nome como o mais indicado e seguro, por ele ser um político moderado, praticamente de centro-direita, sem o extremismo de Girão e Gonçalves. Mas, com o “adiantamento” de Rogério Marinho, o cenário foi se moldando até sua desistência e consequente apoio a Carlos Eduardo como o representante do Centro, moderado e com chances reais de disputar e vencer as eleições municipais.
SESSÃO SOLENE EM BRASÍLIA
A sessão solene em homenagem à Capital foi proposta por Paulinho Freire e contou com a participação de lideranças políticas como o coordenador da bancada federal do RN, deputado federal Benes Leocádio (União Brasil); presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (MDB) e deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil), representando a Assembleia Legislativa do Estado.
Paulinho apresentou vídeo com as potencialidades da cidade e afirmou que, “qualquer homenagem a Natal ainda é pouco. Devo muito à minha cidade, que tem uma história belíssima”.
Já Álvaro citou o escritor e jornalista Câmara Cascudo, símbolo do folclore no RN. “O nosso folclorista chamava a cidade de Natal de a ‘Noiva do Sol’, por suas belezas naturais iluminadas pelo sol o ano inteiro. Natal é um lugar que nos acolhe, nos une e nos inspira diariamente. As contribuições de várias pessoas moldaram a nossa identidade e nos lembram a importância de preservar a nossa cultura”.