Por Carol Ribeiro
Numa ofensiva que se difere de tudo que foi feito nos 10 primeiros dias de campanha, o candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), partiu para o ataque direto aos opositores. Nas redes sociais, ele chamou Paulinho Freire (UB) de molinho e mesquinho.
Em um vídeo de um minuto, e com jogo de palavras, ele faz referência ao meme “amostradinho” e atribui o “inho” a Paulinho. O vídeo faz exaltação a Carlos Eduardo, chamado de “amostradão”.
“Sabe quem é um bom prefeito? É aquele que pensa grande e que mostra resultado e que não é ‘inho’, molinho, mesquinho”, diz a primeira parte do vídeo.
A voz da locutora continua: “Um prefeito que não tem medo de se amostrar pro povo, um prefeito amostradão. Carlos Eduardo é tudo isso, o prefeito do nosso coração”.
Começa, a partir daí, uma segunda parte, mostrando o que seria a representação de Paulinho Freire em uma animação com o rosto do deputado federal em um corpo de lesma:
“Lá vem o molinho, sempre atrasadinho, por isso não tem nada para mostrar”.
O personagem começa, então, a falar:
“Ai que preguiça. Olha só onde eu vim amarrar minha burrinha. Eu falei pro senador que eu não sou de confusão, eu fui provocar e tomei uma invertida. Tá todo mundo agora me mostrando as obras do Amostradão”, finaliza o vídeo.
A campanha de Paulinho Freire tem, em sua coligação, a presença dos senadores Rogério Marinho (PL), licenciado, e Styvenson Valentim (Podemos). O ex-senador José Agripino é o presidente estadual do partido de Paulinho Freire.
Além de criticar o candidato opositor, Carlos Eduardo se refere às obras que Paulinho Freire e seus apoiadores afirmam que o ex-prefeito não entregou. A base dos discursos em apoio à candidatura do ex-presidente da Câmara de Natal mira na situação de infraestrutura em que Álvaro Dias (Republicanos) teria recebido a cidade de Natal, quando o então aliado, Carlos Eduardo deixou a Prefeitura para concorrer ao Governo do RN em 2018.
Do outro lado, Carlos Eduardo vem listando, desde a pré-campanha, obras e “legados” que teria entregue enquanto prefeito de Natal em um dos quatro mandatos à frente do Executivo Municipal. O Complexo Viário da Arena das Dunas, além de ações para a cultura e para a educação são alguns apontados pelo ex-prefeito.
O vídeo é uma invertida na estratégia de marketing que vinha sendo apresentada até agora pelo ex-prefeito. Até mesmo na convenção, Carlos Eduardo preferiu focar no seu retorno e em instigar a militância com propostas para uma nova gestão, caso eleito pela quinta vez prefeito de Natal.
Nas redes sociais, suas postagens se limitaram, até agora, a criticar a situação da cidade, mostrar a recepção em visitas a comunidades e a criar expectativa sobre um possível retorno à cadeira de prefeito.