O serviço de adequação da Avenida Felizardo Moura, na Zona Norte de Natal, começou em outubro, mas até o atual momento, empresas de transportes por aplicativo não atualizaram trajetos e taxação de acordo com os desvios e rotas alternativas. A reclamação parte de motoristas e passageiros que relatam insatisfação com os serviços, para ir ou sair da região.
O empresário Max Fonseca faz o percurso diariamente para trabalhar e desabafa. “Há uma insegurança geral. Imagina alguém saindo da Feira do Carrasco e indo pra Igapó. Não há lógica alguma ir pela Ponte Nova. O aplicativo marca para ir pela Ponte Velha, mas não passa. O motorista pode optar por Macaíba ou Ponte Nova, por exemplo. Se ele escolher qualquer um dos caminhos, vai rodar muito mais. Tempo e quilômetros a mais”.
Max aponta uma questão que causa os maiores atritos entre passageiro e motorista. “Ele (motorista) pede para o passageiro marcar a parada. O passageiro, dessa forma, assina sua sentença. Quer dizer, é temeroso pra ambos. O correto era o APP identificar o problema e calcular pelo caminho viável. Aí está o problema. Simples, só considerar os dias e horários em que há interrupção e direcionar pelos caminhos alternativos”.
Gustavo Henrique, motorista do aplicativo, relata que os clientes nem sempre são compreensíveis com a rota e os desvios. “Acontece de muitos clientes reclamarem com a gente, porque não queremos passar pela Ponte Velha, sendo que ocorre casos de a gente levar multa, aí a Uber não vai pagar, muito menos o cliente”. O motorista comenta ainda sobre as “paradas” citadas por Max.
As paradas servem como um adicional na corrida, pois entende-se que é uma pausa durante o percurso, desta forma, o preço que um trajeto é feito sem parada, segue sem alterações, porém a parada gera um acréscimo na corrida, Gustavo explica os motivos que os motoristas sugerem a parada: “Prejudica também a gente no valor que é cobrado, porque na Uber, ela vai botar ainda como se a Ponte Velha tivesse passando normal, muitas vezes a gente precisa ir pela Ponte Nova. É cobrado uma taxa do cliente, mas ainda assim não é uma taxa justa. O cliente precisaria adicionar uma nova parada para a Ponte Nova e seguir o destino dele. Aí complica também nos valores que a gente recebe”.
Procurada pela reportagem, a empresa Uber se pronunciou por meio de nota afirmando que todas as viagens são registradas por GPS e o sistema consegue identificar automaticamente quando ocorrem alterações em relação à estimativa inicial da viagem, atualizando os valores finais proporcionalmente. A nota também acrescenta que, a qualquer momento, é possível acionar o suporte da Uber pelo próprio app e pedir uma revisão de valores caso entendam ser necessário. “Além disso, pelo próprio aplicativo da Uber, o motorista parceiro pode reportar qualquer inconsistência no mapa, como bloqueios, mudanças de sentido etc.” encerra a nota.
OBRAS NA FELIZARDO MOURA
As obras que estão sendo executadas incluem serviços de demolição, drenagem, pavimentação e iluminação. Agentes de mobilidade da STTU disciplinam o trânsito na região e a orientação é que os motoristas busquem as rotas alternativas como a Ponte Newton Navarro e o acesso sul do Aeroporto Internacional de Natal. A previsão da finalização e entrega é de 1 ano e 6 meses.