“Trazer a história do meu tratamento e todo esse processo foi a única forma de fazer um novo trabalho. Só poderia falar sobre isso, não daria para falar sobre outra coisa. Porque é o que inundou minha vida nesses últimos anos, foi pelo que eu passei e vivenciei. E além de ser muito importante, acredito que é um diferencial muito grande e é muito importante falar sobre o câncer, sobre o diagnóstico precoce, porque atinge muitas pessoas”. O relato é da cantora Simona Talma, que por meio da música encontrou um novo significado para o diagnóstico do câncer de mama que enfrentou no começo de 2022. Os médicos a orientaram a começar pela quimioterapia, cirurgia e em seguida, radioterapia. Em meio a tantas incertezas e conflitos internos, ela se debruçou sobre a música, sua companheira profissional há 23 anos.
O EP “Lado A, Lado D”, segundo ela, também é uma forma de agradecer por conseguir se curar, já que o câncer está em remissão. “Eu sinto que a música teve um papel muito importante e durante o meu tratamento a música, as leituras foram fundamentais, além da terapia que tem que ter. Não tem como não ter. Então a música é uma ferramenta. Em vários momentos eu meditava também, mas ouvia músicas que eu sentia que iam me ajudar a passar por aquele processo. A minha ideia com esse trabalho é trazer uma música que é feita para pacientes oncológicos, falar sobre isso dentro de tantos assuntos, porque o álbum tem duas fases. Das músicas que vieram antes, no diagnóstico do câncer, o Lado A e o Lado D, que é antes e depois, né? O lado D fala um pouco sobre esse período, mas muito mais com a intenção de trazer força, de oferecer força às pessoas”.
Seu novo trabalho lançado de forma intencional no mês de outubro, alusivo ao mês de conscientização ao câncer de mama, traz muitas vivências de Simona que afirma que o processo do diagnóstico de câncer foi muito difícil desde o começo. Mas ela destaca que, de alguma forma, as pessoas devem aproveitar o tratamento para buscar uma evolução como pessoa. “Não tem como passar por tanto sofrimento sem mudar. Então, aceitar essa mudança, aceitar a dor, aceitar todo o processo de tratamento e todas as coisas que a gente tem que enfrentar durante o processo é um passo bem importante para chegar na cura”.
Mas, apesar de tantas ressignificações e no autoconhecimento pessoal, a cantora ressalta que a rede de apoio é indispensável para que os pacientes oncológicos enfrentem o câncer, um momento que, por vezes, pode ser bastante solitário.
“Tem dias que a gente está bem, tem dias que a gente está no fundo do poço e não é nada fácil para nossa rede de apoio ver tudo isso, as pessoas sofrem em acompanhar alguém que está fazendo tratamento de câncer, que está passando por isso. É dolorido e não é da nossa natureza (humana) querer estar sofrendo, então é difícil permanecer ao lado de quem está passando por algo assim, é tanto que é muito comum os casais se separarem nesse período porque o parceiro ou a parceira não o suportam. Então, a rede de apoio e o maior que ela puder ser, amigos, colegas de trabalho, família, todo mundo que puder estar ao lado, faz total diferença para aguentar os piores dias e ter força para manter o otimismo nos melhores dias”.
EP “Lado A, Lado D” terá show de lançamento na próxima sexta-feira (20)
Lançado nesta segunda-feira (16) e disponível em todas as plataformas digitais, o novo trabalho de Simona ilustra as dificuldades do câncer e os diversos sentimentos que englobam o tratamento desde a detecção e também traz reflexões poéticas e apoio às pessoas que estão enfrentando a doença. O projeto também visa a conscientização do diagnóstico precoce, em função de ser mais eficaz para evitar a mortalidade causada pelo câncer. O “Lado A”, representa o período anterior ao diagnóstico, com três faixas que abordam temas que transitam entre a busca pela cura até os desafios emocionais e a força feminina. No “Lado B” há uma mudança interna e uma trajetória de autoconhecimento. A musicalidade passeia entre R&B meio dance, trip hop blues, rock e Ijexá lento, em uma parceria inédita com Paulo Souto.
O show de lançamento do EP “LADO A, LADO D” será na próxima sexta-feira (20), na sede DoSol, em Potilândia, e contará com convidados como Ângela Castro, Bruno Alexandre, Daniela Fernandes e Mariano Tavares.
Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 20,00, por meio do site: https://outgo.com.br/simona-talma-e-convidados-na-sede-cultural-dosol.

