Será realizado, nesta quarta-feira (06), a solenidade “RN+Limpo: 150 Toneladas de Impacto”, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, localizado na sede do IDEMA. O evento é organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com a Natal Reciclagem e a Circulare, celebrando o alcance da meta de 150 toneladas de resíduos eletrônicos reciclados no RN.
Desde 2021, a Campanha RN + Limpo, vem desenvolvendo ações de educação ambiental, com atividades de conscientização nas escolas, parcerias com empresas e instituições, na realização de mutirões de coleta e na implantação de pontos de descartes mais próximos da população. Em 2023, a campanha RN + Limpo, a convite da Amcham Brasil, foi apresentada na COP 28 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) em Dubai.
Para a Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Rosangela Lopes, a campanha conquistou este resultado expressivo em função da produção crescente de eletroeletrônicos. “A revolução tecnológica traz consigo um desafio significativo: o descarte responsável de aparelhos e dispositivos eletrônicos ao final de suas vidas úteis. É isso que temos suscitado com as ações da RN + Limpo, por meio da sensibilização estamos avançando na economia circular e preservação do meio ambiente”, aponta.
Com base no relatório da ONU, no Rio Grande do Norte cada pessoa gera 11,4 kg por ano, o que representa uma produção de 39.285.209 quilos de resíduos eletrônicos. Antes da campanha, os resíduos eram descartados de forma inadequada no meio ambiente, poluindo o solo e a água.
A campanha ambiental, que já é considerada a maior do Rio Grande do Norte nesse segmento, é apoiada por empresas ambientalmente conscientes, sem custos públicos de processamento nem logística. “Aqui no estado, somos pioneiros na reciclagem de eletroeletrônicos e bater essa meta é um avanço significativo para o Rio Grande Norte e para o Meio Ambiente”, explica Jurandir Nunes, responsável pela arrecadação e processamento na Natal Reciclagem.
As atividades promovidas pela campanha instalou 10 coletores fixos, participou de eventos com pontos itinerantes, contemplou 24 municípios, com a realização de 243 Gincanas Intercolegiais, envolvendo 81 escolas e 20.204 alunos impactados diretamente. E com a junção de todas as ações estima-se um impacto indireto populacional de 1.723.944 habitantes.
O Diretor-Presidente da Caern, Roberto Linhares destaca a importância da ação para o meio ambiente. “O RN+Limpo é uma ação de relevância nacional que demonstra nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Com o resultado obtido de 150 toneladas, podemos ver a grandiosidade dessa ação e o impacto positivo que tem na nossa comunidade. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa e continuaremos trabalhando para garantir um futuro mais sustentável”, conclui.