A necessidade é contínua, mas o apelo é reforçado na Semana Nacional do Doador de Sangue. Nesta quarta-feira (23), o Hemonorte informou à reportagem do DRN um estoque muito abaixo do ideal, com apenas 400 bolsas de sangue. Os tipos O-, B-, A+, estão em situação crítica e o AB- está zerado. “De setembro a novembro há um período de baixa no estoque, então o Hemonorte faz a campanha para abastecer o estoque para o final do ano”, informa a Assessoria do Hemonorte.
O servidor público Fábio Lisboa, 48, é doador desde 2009 e reforça a importância da doação. “É um gesto de empatia e amor ao próximo, e isso está em falta nos tempos polarizados atuais. Não só a questão da doação de sangue, mas também a doação de medula, que as chances aumentam diretamente proporcional com a quantidade de doadores disponíveis”.
CAMPANHA
Uma parceria entre Hemonorte e um plano de saúde recorreu a paixão dos brasileiros pelo futebol e entrou em clima de Copa para convocar os Craques as Doação. Até o próximo sábado (26), a sede do Hemonorte receberá apresentações culturais e os doadores também participam de sorteios de camisas oficiais da seleção brasileira de futebol.
Os requisitos para a doação são: Ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, evitando o consumo de alimentos que possuem muita gordura e açúcar e levar documento de identificação com foto oficial.