Em uma sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (27), o plenário da Câmara Municipal de Natal rejeitou o parecer da Comissão Processante que defendia o arquivamento da denúncia contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Com essa decisão, foi dado prosseguimento ao processo de cassação da vereadora, que é acusada de irregularidades na destinação de recursos públicos via emenda parlamentar.
O placar da votação foi de 15 votos contrários ao arquivamento, com nove votos favoráveis, além de três abstenções e duas ausências.
Para a parlamentar Brisa Bracchi, o resultado reflete um desgaste e a opinião pública da sociedade. Ela afirmou que “basta se ouvir a opinião das pessoas” para perceber que “as pessoas querem e preferem que os vereadores, independente de partido, estejam preocupados com outros temas no ano de 2026.”
“Creio que esses votos são fruto de escutar as bases populares e a opinião da sociedade, que tem exigido que a Câmara ponha um fim definitivo a este processo que já não interessa a ninguém,” acrescentou.
Brisa encerrou sua fala afirmando que o processo, que já dura mais de seis meses, é uma forma de violência e tortura psicológica. Contudo, ela assegurou que essa situação não a afastará da política. Pelo contrário, Brisa enfatizou: “Eu digo, dessa vez, com mais força do que nunca, que vou continuar na política e não tenho dúvidas disso.” Ela rechaçou a ideia de que estender esse processo faria com que ela abandonasse sua atuação política.
Confira os votos:
- Albert – Não
- Aldo – Não
- Anny – Ausente
- Camila – Sim
- Carlos silvestre – sim
- Cláudio – Não
- Cleiton – Não
- Rendall – Não
- Santiago – Não
- Valença – Sim
- Eribaldo – Sim
- Eriko – Não
- Fúlvio – Não
- Hébert – Não
- Irapoã – Absteve
- João – Absteve
- Kleber – Não
- Léo – Sim
- Luciano – Absteve
- PH – Sim
- Preto Aquino – Não
- Robson – Não
- Samanda – Sim
- Eliabe – Não
- Tárcio – Sim
- Tércio – não
- Thabatta – sim
- Tony – Nao

