O ginásio da Escola Municipal Luiz de França Lima, na Serrinha de Cima, em São Gonçalo do Amarante, foi palco de uma expressão multicultural dos alunos da comunidade, que fizeram o lançamento dos livros das turmas do 3° ano com o título ‘O lugar Onde eu Vivo’ e o 4º ano lançou uma coletânea com histórias infantis ‘O Livro de Todos os Títulos que Contagia’, ambos são de autoria dos alunos da escola pública da comunidade.
Um dos idealizadores do projeto, o professor Wanderson Bandeira, ressaltou a importância da ação para o protagonismo dos alunos, além do incentivo à leitura e a importância dos meios de comunicação: “Esse projeto é para justamente incentivar os alunos a escrever. Os alunos precisam saber da importância de eles serem protagonistas daquilo que falam, daquilo que eles escrevem, como falar e para quem falar. Então, o projeto de comunicação e atualização vem justamente para isso, para dizer que o aluno tem que saber falar, o que falar e quando. Então, saber também a importância dos meios de comunicação para a sociedade. Ver a difusão de tudo isso e como tudo isso acontece”.
Além disso, a manhã multicultural realizada nesta terça-feira (5) do ‘Café, notícia e poesia’, contou com a condução da jornalista Michelle Rincon, da professora Dra. Cláudia Santa Rosa e a cardiologista Sanali, que agregou seus conhecimentos na medicina para orientar nos cuidados com a saúde do coração e da importância de uma boa alimentação, alertando as crianças, os pais e a comunidade presente.
Além das expressões de artes contidas no jornalismo e na literatura, destaques no evento, a música que animou a todos ficou por conta dos cantores João Victor Sanfoneiro e Arnaldinho Neto.
“Esse é um momento que eu acho importantíssimo, porque quando se planta uma semente em solo fértil, como é o caso, quando se rega essa semente, ela floresce e dá frutos. É isso que está sendo feito aqui hoje, e eu acredito muito no poder que existe quando há propósito nessa sementura. A colheita, com certeza, vai ser maravilhosa”, ressalta a jornalista Michelle Rincon.
A ocasião também contou com a presença da secretária-adjunta de educação de São Gonçalo do Amarante, Miris Oliveira, e do vereador de João Câmara, Silvano Carlos.
“Isso é resultado de uma escola que pulsa, de uma escola que tem vida, que aqui as crianças estudam com alegria, uma equipe preocupada com o desenvolvimento integral das crianças, do diálogo com a comunidade, a participação da comunidade no seu cotidiano e a capacidade de professores de articularem pessoas, de trazerem outros para somar ao trabalho da escola”, destaca a Cláudia Santa Rosa.
O representante do Sebrae/RN, Renaldo Rocha, comenta a respeito da importância de incentivar a educação e a leitura em escolas que não são centralizadas nos municípios, em comunidades mais afastadas:
“Eu atendo 15 escolas ao redor do Rio Grande do Norte e a gente entende como as áreas rurais, elas de alguma forma têm uma dificuldade maior, seja em receber eventos e até mesmo às vezes ter acesso a informações que a gente considera como básicas, como o incentivo à educação digital que hoje é muito presente e o Sebrae inclusive trabalha muito nessa questão de inovação e tecnologia. Então assim, a Escola Luiz de França é um destaque, desde o início que eu passei a atendê-la, eu vi o quanto os profissionais como um todo se sentem livres para aqui fazerem eventos”.
Por fim, o professor Wanderson Bandeira celebrou a realização do evento, e diz ser grato pelo trabalho que vem sendo feito e o apoio das pessoas que cruzam sua trajetória, que perpassa a de seus alunos, também como uma forte ferramenta na educação: “Eu digo para os meus alunos que não sou eu a pessoa mais importante. A pessoa mais importante é eles, porque eles são protagonistas e podem escrever a história deles como eles quiserem, porque a partir do momento que eu achar que eu sou protagonista não faz sentido ser professor”.

