Um buraco em uma das celas da Cadeia Pública Dinorá Simas (CPDS), em Ceará-Mirim, foi identificado nessa última sexta-feira (13), pelos policiais penais. De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), a escavação estava camuflada com massa de pão.
O flagrante aconteceu dentro da Operação Final de Ano, que visa intensificar a segurança das unidade prisionais do estado por meio de revistas minuciosas e estruturais, além de patrulhamento interno e extramuros, inclusive com a utilização de cães e drones.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-RN), os presos envolvidos foram identificados e responderão às sanções administrativas. A pasta informou também que as ferragens utilizadas também foram encontradas e apreendidas, além de destacar que, para uma fuga, os detentos teriam de transpor diversas barreiras de segurança.
A ação coordenada pelo Departamento de Operações Táticas (DOT) é um complemento aos procedimentos de rotina e de controle das unidades prisionais e tem a finalidade de manter a ordem, a disciplina e evitar fugas. Participam da ação os policiais penais de plantão dos 18 estabelecimentos prisionais com presos no Estado, apoiados pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) e Grupo de Escolta Penal (GEP).
Com informações do Portal da Tropical