O Brasil e a China assinaram um acordo para dar início aos estudos conjuntos de viabilidade para o corredor ferroviário bioceânico, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico. O projeto pretende integrar as ferrovias Fiol (Integração Oeste-Leste), Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) e FNS (Ferrovia Norte-Sul) ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru, construído por chineses.
A assinatura do memorando de entendimento ocorreu nesta segunda-feira (7), no Ministério dos Transportes, em Brasília. Os estudos serão conduzidos pela Infra S.A., estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, em parceria com o China Railway Economic and Planning Research Institute.
Detalhes do projeto ferroviário
O corredor ferroviário já conta com trechos em execução no Brasil:
- Fiol: parte de Ilhéus (Bahia) até Mara Rosa (Goiás);
- Fico: liga Mara Rosa até Lucas do Rio Verde (Mato Grosso);
- FNS: vai de Açailândia (Maranhão) até Estrela d’Oeste (São Paulo).
O entroncamento entre as três será na cidade de Mara Rosa (GO). A partir de Lucas do Rio Verde, será iniciada a construção da Ferrovia Bioceânica, que atravessará a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, passará por Rondônia e pelo sul do Acre, até alcançar o porto de Chancay, no Peru, a apenas 70 km da capital Lima.
Conexão com o projeto “Rotas de Integração”
A Ferrovia Bioceânica faz parte do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, criado em 2023 pelo Ministério do Planejamento e Orçamento para priorizar obras estratégicas do Novo PAC voltadas à integração regional por modais ferroviários, rodoviários e hidroviários em áreas de fronteira.
Com base no acordo assinado, a estatal chinesa realizará estudos sobre a malha ferroviária brasileira, considerando:
- a integração multimodal (ferrovias, rodovias, hidrovias, portos e aeroportos);
- as obras e projetos já em andamento no Brasil.
No momento, toda a região por onde deverá passar a Ferrovia Bioceânica já é atendida por rodovias federais brasileiras (BR-364 e BR-317) e pela rodovia Irsa Sur, no Peru.
Parceria internacional e alinhamento político
O novo traçado da ferrovia bioceânica foi desenvolvido conjuntamente pelos ministérios do Planejamento, da Casa Civil e dos Transportes, com articulação com o governo e o Congresso do Peru.
Esse projeto compõe um dos quatro eixos estratégicos firmados entre os presidentes Lula e Xi Jinping, em novembro de 2024. Os eixos são:
- Novo PAC
- Nova Indústria Brasil
- Plano de Transformação Ecológica
- Rotas de Integração Sul-Americana
Uma comitiva da China Railway já visitou o Brasil em abril deste ano, reunindo-se com representantes do governo federal. O projeto também foi citado durante a visita oficial de Lula à China, em maio.
Acordo ocorreu durante reunião do Brics
A assinatura do memorando aconteceu no mesmo dia da Reunião de Líderes do Brics, realizada no Rio de Janeiro. Na declaração final, divulgada no domingo (6), os países do bloco reafirmaram o compromisso com infraestrutura sustentável e respeito à soberania dos estados-membros.
“Esperamos promover ainda mais o diálogo sobre transportes para atender às demandas de todas as partes interessadas”, destaca o documento, que também salienta a importância da infraestrutura para o crescimento econômico, conectividade regional e sustentabilidade ambiental.
*Com informações da Agência Brasil